O neozelandês, que ficou famoso como o doutor Alan Grant no filme "Jurassic Park - Parque dos Dinossauros" (1993), conta que começou o tratamento para o linfoma não Hodgkin há um ano.
O ator, de 75 anos, faz essa revelação no livro "Did I Ever Tell You This? A Memoir" ("Eu já te contei isso? Memórias", em tradução livre) que será lançado na próxima semana.
Em seu primeiro capítulo, escrito durante uma sessão de quimioterapia, Neill afirma: "O negócio é o seguinte: estou doente. Possivelmente morrendo. Talvez tenha que acelerar isso".
O ator conta ao jornal The Guardian que a doença agora está em remissão, mas que terá de continuar fazendo quimioterapia para o resto de sua vida.
"Não posso esconder que o ano passado teve seus momentos sombrios", disse ele.
"Mas esses momentos sombrios lançam luz sobre um claro alívio e me fizeram ser grato por cada dia e por todos os meus amigos. Simplesmente feliz por estar vivo", acrescentou.
A longa carreira de Neill começou na década de 1970 e incluiu dezenas de papéis no cinema e na televisão, como na série "Peaky Blinders", ou no premiado filme "O Piano".
WELLINGTON