O time uruguaio, cinco vezes campeã da Libertadores e cuja melhor participação na Sul-Americana foi em 2021, quando chegou às semifinais, não teve um sorteio favorável já que as quatro equipes que compõem o Grupo F são candidatas a avançar para a fase seguinte.
Outros campeões da Libertadores, como Santos, São Paulo, LDU e San Lorenzo caíram em grupos teoricamente mais acessíveis.
A fase de grupos será disputada de 4 de abril a 29 de junho e apenas os vencedores de cada chave avançam diretamente às oitavas de final.
Enquanto isso, os segundos colocados de cada um dos oito grupos jogarão uma rodada de playoffs (ida e volta) contra os terceiros colocados de cada chave da fase de grupos da Libertadores para completar as eliminatórias para as oitavas de final, cujos cruzamentos serão decididos por sorteio.
A final desta vigésima segunda edição da Copa Sul-Americana está marcada para o dia 28 de outubro em jogo único em Montevidéu.
O campeão da Sul-Americana conseguirá uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2024 e enfrentará o campeão da Libertadores de 2023 em fevereiro do ano que vem pela Recopa Sul-Americana.
--- Grupos da Copa Sul-Americana de 2023:
Grupo A
LDU (EQU)
Botafogo (BRA)
César Vallejo (PER)
Magallanes (CHI)
Grupo B
Emelec (EQU)
Guaraní (PAR)
Danubio (URU)
Huracán (ARG)
Grupo C
Estudiantes de La Plata (ARG)
Red Bull Bragantino (BRA)
Oriente Petrolero (BOL)
Tacuary (PAR)
Grupo D
Sao Paulo (BRA)
Deportes Tolima (COL)
Tigre (ARG)
Academia Puerto Cabello (VEN)
Grupo E
Santos (BRA)
Newell's Old Boys (ARG)
Blooming (BOL)
Audax Italiano (CHI)
Grupo F
Peñarol (URU)
Defensa y Justicia (ARG)
América Mineiro (BRA)
Millonarios (COL)
Grupo G
Independiente Santa Fe (COL)
Universitario (PER)
Goiás (BRA)
Gimnasia y Esgrima (ARG)
Grupo H
San Lorenzo (ARG)
Palestino (CHI)
Estudiantes de Mérida (VEN)
Fortaleza (BRA)