José María Bermúdez de Castro, ganhador do Prêmio Príncipe de Astúrias de Pesquisa em 1997, e membro da Real Academia Espanhola (RAE), sugeriu a seguinte definição: "cada um dos grupos em que, sem fundamentação científica, subdividiu a humanidade por afinidades de seu fenótipo".
Atualmente, a primeira definição de "raça" no dicionário RAE diz respeito à "casta, ou qualidade de origem, ou linhagem".
De acordo com o doutor em ciências biológicas, a segunda designação, "cada um dos grupos em que algumas espécies biológicas se subdividem, cujas características diferenciais são perpetuadas por herança", continua tendo um caráter de diferenciação entre "alguns grupos humanos".
O professor de paleontologia da Universidade Complutense de Madrid ainda solicitou que sejam revistas as palavras em que o termo "raça" aparece, como "etnia", "antropografia" - "parte da antropologia que trata da descrição das raças humanas e suas variedades" - ou "monogenismo" - uma "doutrina, segundo a qual todas as raças humanas são descendentes de um único tipo primitivo".
O Congresso divulgou uma nota, afirmando que "a RAE já está trabalhando em novos significados, caso haja um possível uso discriminatório da linguagem".
Publicidade
CÁDIZ
Intelectual pede redefinição do termo 'raça' na língua espanhola
Publicidade
