"Na quarta-feira, 5 de abril, o presidente Kevin McCarthy terá uma reunião bipartidária com a presidente de Taiwan na Biblioteca Presidencial Ronald Reagan", anunciou seu gabinete em um comunicado.
A China alertou que os Estados Unidos estão "brincando com fogo" com a visita de Tsai, quando a presidente estava em Nova York oficialmente em uma escala de sua viagem à América Central.
Depois de visitar Guatemala e Belize - dois dos únicos 13 países que ainda reconhecem diplomaticamente a ilha asiática -, Tsai fará uma escala no estado da Califórnia (oeste) e se reunirá com McCarthy, disse o comunicado, enquanto a imprensa americana informou que cerca de 20 legisladores pretendem acompanhá-lo na reunião.
A China realizou importantes manobras militares em agosto em torno de Taiwan, uma ilha autônoma que Pequim considera uma província rebelde e parte de seu território e pretende recuperar mesmo que seja à força.
McCarthy, o principal legislador republicano no Congresso, prometeu anteriormente viajar para Taiwan seguindo os passos da democrata Nancy Pelosi, a quem ele substituiu como presidente da Câmara em janeiro passado.
A reunião na Califórnia, estado natal de McCarthy, foi vista como um meio-termo que evitaria o aumento das tensões com a China.