Pedo-Dalai Lama kissed an Indian boy at a Buddhist event and even tried to touch his tongue, the boy then resisted. What a disgusting scene %uD83E%uDD2E
%u2014 %u0178yñ%u0113 Sùn (@NiSiv4) April 8, 2023
In the video published on the "official" networks, the scene was obviously cut... as if by magic! pic.twitter.com/e1WyoteuGD
Um vídeo em que Dalai Lama dá um selinho em um menino indiano foi alvo de críticas ao líder tibetano. As imagens foram transmitidas pelo canal Voice of America, o serviço de radiofusão internacional norte-americano, que opera em território tibetano, no sábado (8/4), de acordo com o jornal indiano The Free Press Journal.
No vídeo, o líder tibetano beija os lábios de um menino que se aproximou dele para prestar homenagem. Em seguida, ele colocou a língua para fora e pergunta ao garoto: “Você pode chupar minha língua?”. O trecho é cortado antes que o menino se mova.
Até o momento, Dalai Lama não emitiu nenhum esclarecimento ou resposta à polêmica. O vídeo gerou um movimento de contestação do monge, acusando-o de pedofilia e pedindo sua prisão. Uma petição chamada “Salvem as crianças de Dalai Lama - vamos parar com o abuso infantil foi criada na plataforma Change. Diversos usuários nas redes sociais se dizem chocados e enojados com as imagens.
"Beijo na boca, selinho, (seja em adulto ou criança) “and now suck my tongue” não fazem parte da cultura tibetana. Muito menos para Monge / Guru. Pode excluir essa possibilidade", publicou um perfil chamado 'Amigo monge' no Twitter.
Por outro lado, algumas pessoas dizem que o vídeo foi criado para ser uma propaganda contra a “santidade de Dalai Lama”, segundo a imprensa internacional. Há também veículos que defendem que mostrar a língua é uma forma de saudação “bastante comum” no Tibet. “Trata-se de uma tradição que remonta ao século IX, época em que reinava Lang Darma, um imperador pouco aclamado pelas massas, conhecido pela sua língua negra”, contou um jornal.