Uma pesquisa publicada em março descobriu um “capítulo oculto” escondido dentro de uma tradução de 1.750 anos. O texto do idioma siríaco estava escondido sob três camadas de texto num manuscrito, sendo possível ser visualizado apenas por fotografias com luz ultravioleta (UV). O estudo foi publicado na revista Estudos do Novo Testamento.
Leia Mais
Qual a origem das bíblias deixadas em gavetas de hotel pelo mundo?Bíblia Hebraica mais antiga exibida em IsraelMilhares se manifestam no Oriente Médio em solidariedade aos palestinosCom isso, um deles se encontra na Biblioteca Britânica em Londres e a outra foi descoberta no Mosteiro de Santa Catarina no Monte Sinai.
O texto oferece certas diferenças entre as traduções, por exemplo, enquanto o idioma original grego do livro de Mateus capítulo 12, versículo 1, diz: “Naquele tempo passou jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer”. A tradução descoberta siríaca diz, “ começou a colher a colher as espigas, esfregá-las nas mãos e comê-las".
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes