Jornal Estado de Minas

REI DOS SAPOS

Homem cria 'exército' com quase 3 milhões de sapos


Um homem que disse estar criando um “exército” de sapos em uma lagoa no quintal de sua casa tem chamado atenção na internte. Para isso, ele cuida de 2,8 milhões de girinos. Todo o processo está sendo compartilhado no perfil do TikTok chamado @thinfrog. A pessoa por trás da conta não foi identificada.





A conta já conseguiu 2,5 milhões de seguidores e mais de 24 milhões de curtidas. O homem diz que está se preparando para ser o líder do exército de sapos. Nos comentários, os usuários avisam que a quantidade de anfíbios pode causar um desequilíbrio ambiental. 


O biólogo consultado pelo Estado de Minas explicou que o desequilíbrio poderia sim acontecer. Isso porque o meio ambiente funciona como uma cadeia de interações e, quando se altera uma espécie, ela pode se tornar uma praga. Diversos casos de desequilíbrio ambiental pela introdução de indivíduos já foram registrados, inclusive com o peixe tucunaré. 

Esses peixes são nativos da região do rio Amazonas, sendo conhecidos por ser um predador voraz. Por volta de 1950, a espécie foi introduzida em bacias do sudeste e nordeste do país, para incentivar a pesca nos locais. Além de não ter predadores naturais nessas regiões, o tucunaré também se reproduz de forma rápida, dificultando ainda mais o controle da espécie.





No caso dos sapos, também pode haver a inserção de uma espécie que não tenha um predador naquele ambiente, o que geraria ainda mais desequilíbrio. Outro fator preocupante é que a introdução de espécies exóticas pode trazer consigo novos parasitas, causando doenças até então não registradas.




O homem diz que resgatou as ovas em uma poça “poluída” que estava secando, perto de sua casa. Conforme os girinos se desenvolvem em sapos, o espaço se torna menor, fazendo com que os animais briguem pelas condições de sobrevivência. 


Esta não é a primeira vez que o perfil tenta criar milhões de sapos. No ano passado, ele viralizou após criar 1,4 milhão dos animais, causando confusão na vizinhança. Em 2023, ele resolveu fazer algo mais ousado: “Temos 2x mais girinos do que no ano passado, será muito maior”, diz a legenda do post.


Questionado sobre voltar a incomodar a vizinhança, o homem explicou que a sua vizinha morreu, mas mandou um recado para os outros: “Espero que meus vizinhos com medo de sapo não tenham um ataque cardíaco.”