Jornal Estado de Minas

CAIRO

Arqueólogos encontram uma estatueta de Buda em sítio egípcio

Uma estatueta de Buda foi descoberta em um sítio arqueológico perto do Mar Vermelho, revelando ligações comerciais entre o Império Romano e a Índia, informou o Ministério de Antiguidades nesta quinta-feira (27).



Arqueólogos americanos e poloneses descobriram esta estatueta em Berenice, uma antiga cidade portuária no sudeste, disse ele.

A estatueta de 71 centímetros, datada da época romana, representa Buda com um manto, sem os membros direitos, e com uma auréola envolvendo a cabeça, em referência aos raios solares, segundo a foto divulgada pelo ministério.

O Egito estava então "no centro da rota comercial que ligava o Império Romano a muitas regiões do mundo antigo", explicou Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades.

Os navios chegavam principalmente da Índia, carregados de especiarias, joias, tecidos ou marfim.

O Egito anuncia regularmente descobertas arqueológicas, mas alguns especialistas costumam considerá-las mais uma ferramenta de promoção do turismo do que de interesse histórico.

O país tenta recuperar o setor do turismo, que sofreu muito com a instabilidade política após a revolução de 2011, depois com a crise sanitária da covid-19 e por fim com a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, dois países de onde partiam turistas para o Egito.