Após comer a fruta, na última quinta-feira (27/4), o jovem colocou a casca da banana de volta ao local. O fruto estava grudado na parede por uma fita adesiva. Huyn-soo disse ter comido a fruta por estar com fome. A ação foi filmada por um colega do estudante.
Leia Mais
Tiktoker viraliza confrontando desperdício de comida com doaçõesUsuários buscam alternativas ao Twitter de MuskLula se reúne com presidente argentino para discutir exportações brasileiras
Cattelan, autor da obra, disse que não via problema na ação do estudante, de acordo com o jornal britânico The Guardian.
A banana, parte da instalação, é substituída a cada dois ou três dias. Após o incidente com o jovem sul-coreano, o museu substituiu a fruta.
Essa não foi a primeira vez que a obra de Catelan foi consumida durante uma exposição. Em 2019, o artista David Datuna já havia comido a banana da mesma obra, quando estava em exposição em uma galeria de Miami.
Na época, a obra de arte havia sido vendida por US$ 120 mil (cerca de R$ 600 mil). A peça vem acompanhada de um certificado, e os donos podem trocar a banana.
"Não destruiu a obra. A banana é a ideia", afirmou o diretor de relações com os museus da Galerie Perrotin, Lucien Terras, ao jornal Miami Herald, sobre o incidente com Datuna.