O cachorro mais velho do mundo está celebrando seu 31º aniversário nesta quinta-feira (11/5). Bobi, nasceu em 11 de maio de 1992 e ganhou o título do Guinness World Records no início deste ano. Além do mais velho vivo, Bobi, um Rafeiro do Alentejo de raça pura, de guarda de gado, foi reconhecido como o cachorro que mais viveu na história, superando o pastor australiano Bluey (1910 - 1939).
Sem a mesma atividade de antes, hoje, ele enfrenta problemas na visão e vive no vilarejo de Conqueiros, em Portugal, com o seu dono, Leonel Costa, 38.
Costa diz que está preparando uma festa para celebrar o aniversário do pet, no sábado (13/5). O evento será para mais de 100 pessoas, incluindo fãs que viajaram de outros lugares do mundo apenas para a celebração.
O dono do cachorro diz também que já teve outros cachorros com vida longa, incluindo a mãe de Bobi, Gira, que viveu até os 18 anos.
- Cara de um, focinho do outro: cachorro viraliza por semelhança com o Snoopy
"Apenas Bobi conseguiria explicar isso, caso ele falasse", disse Leonel ao Guinness World Records. "Situações como essa, são resultado normal da vida que eles levam, mas Bobi é único."
ICYMI: We verified Bobi as the oldest dog ever recorded at 30 years old!https://t.co/gSF6JfXMg2
%u2014 Guinness World Records (@GWR) February 4, 2023
Costa, que tinha apenas 8 anos quando Bobi nasceu, diz que vê o animalzinho como uma conexão com as gerações anteriores da sua família.
"Bobi é especial porque olhar para ele me lembra das pessoas que eram parte da nossa família e infelizmente não estão mais aqui, como meu pai, meu irmão ou meus avós que já partiram,” conta. “Bobi representa todas essas gerações.”