O acordo poderia custar às duas fabricantes de automóveis da Coreia do Sul até US$ 200 milhões (quase R$ 1 bilhão), dos quais a maior parte seria destinada a compensar as pessoas pelas perdas relacionadas com os roubos, segundo as companhias.
Um juiz ainda deverá decidir se aprova ou não o acordo.
"Este acordo é o passo mais recente em uma série de ações importantes que a Kia tomou para ajudar os clientes cujos veículos foram atacados por delinquentes que utilizam métodos de roubo popularizados nas redes sociais", disse o diretor do departamento jurídico da Kia America, John Yoon, em um comunicado conjunto.
Os roubos de carros Kia e Hyundai nos Estados Unidos dispararam em meados do ano passado, depois que vários vídeos foram difundidos no TikTok mostrando a facilidade de roubar alguns modelos dessas marcas, segundo as empresas.
Os vídeos promoviam o que ficou conhecido como "Desafio Kia", que estimulavam a realização desses roubos de carros, disseram Hyundai e Kia.
Os roubos de automóveis relacionados com o desafio resultaram em pelo menos 14 acidentes e oito mortes, segundo a NHTSA, a agência americana de segurança nas estradas.
O TikTok, por sua vez, não respondeu de imediato a um pedido de comentário da AFP.
As duas companhias estimaram que cerca de nove milhões de veículos Hyundai e Kia atualmente em circulação nos Estados Unidos são ou eram "suscetíveis a esses roubos promovidos nas redes sociais".
"Agradecemos a oportunidade de oferecer apoio adicional a nossos proprietários que se viram afetados pela crescente e persistente atividade delitiva voltada a nossos veículos", disse o diretor jurídico da Hyundai para a América do Norte, Jason Erb.
O executivo acrescentou que a Hyundai continuará atualizando o software de seus automóveis, distribuindo bloqueios de volante e ajudando os proprietários que têm problemas para conseguir um seguro devido ao risco de roubo.
A Kia está tomando medidas similares, disse Yoon.
Hyundai e Kia atualizaram o software antirroubo e forneceram dezenas de milhares de bloqueios de volante aos proprietários de automóveis nos Estados Unidos, segundo a NHTSA.
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