Jornal Estado de Minas

REVOLTA NA WEB

Novo episódio de racismo contra Vini Jr. causa revolta na web

Mais uma vez, o atacante brasileiro Vini Jr. foi vítima de um ataque racista. No último jogo entre Real Madrid, time pelo qual o atacante brasileiro joga, e Valencia, realizado neste domingo (21/5), a torcida adversária direcionou gritos racistas contra Vini. Os gritos de “mono”, que significa “macaco” em espanhol ganharam força nos momentos em que o jogador esteve perto da lateral.





Após cerca de 10 minutos do início dos ataques, a pedido do atacante ao juiz, o jogo foi paralisado e foi solicitado que os gritos parassem, sob o risco da partida ser cancelada.

Porém, diante do episódio, Vini Jr. começou a discutir com os torcedores do Valencia e, em meio à confusão, os jogadores dos dois times se envolveram em uma briga física, o que levou a sua expulsão da partida, mesmo sendo vítima dos gritos da torcida adversária.
 

Na web comentários sobre a “injusta” expulsão também repercutiram, já que o brasileiro estava levando uma mata-leão de um dos rivais, quando acertou um tapa em um jogador, o que o fez levar o cartão vermelho. 
 
 
Nas redes sociais, o jogador comentou com pesar sobre a violência sofrida. ‘Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui’, escreveu em sua conta do Instagram, junto a uma foto em que está com as mãos na boca, como se estivesse sendo calado pela La Liga, que é responsável pelos campeonatos espanhóis.






Os ataques contra o jogador, que se tornaram recorrentes, causaram revolta na internet. os termos ‘Vinícius Jr.’, ‘Espanha’, ‘La Liga’, ‘Valencia’ e ‘#racismo’ estiveram entre os assuntos mais comentados na manhã desta segunda-feira (21/5). Além de comentários repudiando a ação dos torcedores e jogadores do Valencia, assim como a La Liga, muitas pessoas prestaram solidariedade com o futebolista.


Fotos e vídeos dos momentos da ofensas contra Vini Jr. também foram divulgadas na web, o que fez internautas comentarem sobre a facilidade na identificação dos agressores, para que as punições sejam justamente aplicadas.


Diversas figuras políticas, celebridades, jogadores de futebol e clubes mostraram discordar dos ataques racistas e prestaram apoio à Vini Jr.