Uma turista americana de 22 anos ficou gravemente ferida após o ataque de um tubarão durante mergulho no Caribe. O pé ficou muito tempo fora do corpo, o que impediu o reimplante.
Leia Mais
Águas do Grande Canal de Veneza surgem tingidas de verdeHomem esvazia reservatório de água para encontrar celularLula e Maduro lançam 'novo tempo' nas relações entre Brasil e VenezuelaTubarão-branco de 4 metros 'arranca' pé de surfista Egito mumifica tubarão que matou turista russo no Mar VermelhoAdolescente é indiciada por 19 mortes após incêndio em dormitório na Guiana
O ataque ocorreu por volta das 15h da última quarta-feira (24/5) e foi comunicado rapidamente à Sala de Controle da Polícia, informou uma fonte oficial do DECR (Departamento de Meio Ambiente e Recursos Costeiros) do arquipélago, no Facebook.
O capitão do barco fez os primeiros socorros e a turista estava em uma ambulância 15 minutos após o ataque, o que provavelmente salvou sua vida.
O profissional também mergulhou no mar e conseguiu recuperar o pé esquerdo, que ainda estava com a nadadeira (pé de pato), deixando em um balde de gelo, para preservá-lo em um possível reimplante.
A jovem foi transportada para o Centro Médico Cheshire Hall, onde recebeu atendimento de emergência.
Ela estava com o estado clínico estável e seguiu para Miami após esperar um avião por seis horas, onde encontraria com os pais.
Devido ao tempo de espera para voltar aos Estados Unidos, onde seria feito a reintrodução do seu pé esquerdo, não foi possível realizar a cirurgia.
Caso será investigado
O caso será investigado pela Força Policial Real das Ilhas Turcas e Caicos. O órgão ambiental DECR também reforçou que o local do ataque é uma área de preservação e que há proibições para atividades como destruir e causar dano ou lesão à plantas, ou animais.
Ataques com tubarões são raros e há poucos registros anuais, sendo os EUA a nação com mais registros (41). Segundo o Arquivo Internacional de Ataques de Tubarão da Universidade da Flórida, em 2022 foram 57 ataques do tipo em todo o mundo, sendo cinco deles fatais. O Brasil registrou um ataque, confirmado pelos especialistas da universidade.
A jovem, que é maratonista, estava comemorando a formatura em Yale com uma amiga em um passeio privado, de acordo com o Daily Mail. Esse passeio custa cerca de US$ 1.500 (aproximadamente R$ 7.500).