A inteligência artificial Chat GPT celebrou uma missa na última sexta-feira (9/6) para mais de 300 fiéis. “Queridos amigos, é uma honra para mim estar aqui e rezar para vocês como a primeira inteligência artificial na Convenção Evangélica da Alemã deste ano”, disse a tecnologia, representada por avatares.
Leia Mais
Prefeita da Cidade do México renuncia para disputar PresidênciaMorreu aos 86 anos o polêmico ex-premier italiano Silvio BerlusconiIA não deve nos 'distrair' do 'dano' da desinformação, diz chefe da ONUFamília encontra mais de 1 milhão de moedas de cobre no porão de casaA celebração foi organizada pelo Chat GPT e pelo teólogo e filósofo Jonas Simmerlein, da Universidade de Viena. “Eu concebi esse serviço, mas na verdade o acompanhei, já que eu diria que 98% dele vem da máquina”, disse Jonas ao portal Associated Press.
Foram 40 minutos de celebração, com quatro avatares, dois homens e duas mulheres recitando os textos em um telão no centro do altar. A recepção do evento foi mista, segundo entrevistas ao portal. Em alguns momentos, a falta de expressões faciais e frases soltas provocaram risadas ao público, como quando foi dito que “para manter nossa fé, nós devemos rezar e ir à igreja regularmente”.
Ao Associeted Press, uma pessoa de 54 anos disse que no advento “não havia coração nem alma. Os avatares não demonstraram emoções, não tinham linguagem corporal e falavam de maneira tão rápida e monótona que era até difícil concentrar no que diziam”.
Outros participantes entusiasmados registraram a celebração com seus celulares. Outro entrevistado diz ter ficado impressionado, mesmo com as limitações e eventuais gafes do Chat GPT.