Dos que responderam à enquete, 85% sabem da existência dessa nova ferramenta que está revolucionando o mundo das pesquisas e da comunicação, enquanto 51% já utilizaram o recurso.
A IA generativa é objeto de confiança de 53% dos participantes para a gestão de finanças; de 67%, para diagnósticos e assistência médica; e de 66%, para projetos de vida e relações pessoais. A pesquisa foi feita em abril com adultos em 13 países da América do Norte, da Europa e da Ásia.
Além disso, 49% não temem falsas informações que possam ser geradas pela tecnologia, e apenas 34% temem sua capacidade de criar e-mails de phishing (usados para capturar dados sensíveis). Do total, somente 33% estão preocupados com seu impacto nas questões de direitos autorais.
Até 43% concordam em que as empresas usem IA generativa para se comunicar com eles, e 70%, para fazer recomendações de novos produtos e serviços.
"Consumidores do mundo inteiro estão claramente a par da existência da IA generativa e a adotaram em massa, mas o funcionamento desta tecnologia e os riscos associados a ela ainda são muito mal compreendidos", comenta Niraj Parihar, da Capgemini, citado no comunicado.
PARIS