O resgate aconteceu na manhã de quarta-feira, quando, após receber um alerta sobre um naufrágio, a equipe do atuneiro LIZI "conseguiu avistar e socorrer os oito navegantes dinamarqueses que se encontravam em situação de perigo", assinalou a Atunec em comunicado.
A busca pelos dinamarqueses, cujas idades não foram detalhadas, foi facilitada pelo uso de helicópteros que acompanhavam o barco pesqueiro para a busca de cardumes e sobrevoaram o oceano até encontrar os náufragos.
"Eles ficaram no bote salva-vidas por quase dois dias, até que foram encontrados", disse à AFP Luiggi Benincasa, diretor-executivo da Atunec.
O veleiro havia zarpado há 14 dias das Ilhas Galápagos e tinha como destino a Polinésia Francesa.
"A informação que deram ao capitão do navio foi que eles se depararam com algumas baleias" e as "ondas altas" produziram um buraco no casco do veleiro, o que fez a embarcação naufragar, acrescentou Benincasa.
Após receberem permissão das autoridades equatorianas e a pedido deles próprios, os dinamarqueses foram levados para um navio mercante que estava na região e que os levará até as Ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa.