"É um momento que eu achava que nunca chegaria, mas aqui estou jogando minha última partida como profissional", disse López na grama do Mallorca Country Club, em Santa Ponça.
"Quero agradecer à organização por me dar a oportunidade de me aposentar em uma quadra especial para mim, na frente do meu público", acrescentou o tenista espanhol de 41 anos, vencedor de quatro Copas Davis com a Espanha.
Feliciano López lamentou não ter conseguido ir mais longe contra Hanfmann, que na quarta-feira havia derrotado o atual campeão do torneio e número 5 do mundo, Stefanos Tsitsipas.
O alemão venceu com facilidade o veterano tenista espanhol, atual número 643.
López pediu atendimento médico no segundo set, mas conseguiu encerrar sua última partida como profissional.
"Sempre tentei entender o tênis como um espetáculo para deixar as pessoas felizes. Sempre tentei fazer o possível para deixar os torcedores felizes, espero ter conseguido", disse um emocionado Feliciano López, acompanhado de sua esposa e de seu filho.
O tenista espanhol pôde ver um vídeo com uma mensagem de despedida do compatriota Rafael Nadal, cujo tio, Toni, é o diretor do torneio maiorquino, e levou como lembrança a última bola que disputou como profissional, embora tenha sido um 'ace' de Hanfmann.
O alemão enfrentará nas semifinais o francês Adrian Mannarino, que derrotou o compatriota Corentin Moutet por 7-5 e 6-2.
Mais cedo, o americano Christopher Eubanks se classificou para as semifinais ao vencer o francês Arthur Rinderknech por 7-6 e 7-6
Eubanks, que havia vencido seu compatriota Ben Shelton, terceiro cabeça-de-chave, na segunda rodada na quarta-feira, venceu uma partida muito equilibrada, que exigiu a disputa de dois tie-breaks.
O americano, número 77 do mundo, enfrentará o sul-africano Lloyd Harris nas semifinais, que na primeira partida do dia venceu o russo Pavel Kotov por 7-5 e 6-2.
Harris, número 298, quebrou o saque do adversário no décimo primeiro game do primeiro set para acabar fechando o set com seu serviço.
No segundo set, o sul-africano quebrou o saque de Kotov desde o início para disparar e vencer a partida das quartas de final.
--- Resultados da 5ª rodada do Torneio de Maiorca
- Simples masculino - Quartas de final:
Yannick Hanfmann (ALE) x Feliciano Lopez (ESP) 6-2, 6-4
Adrian Mannarino x Corentin Moutet (FRA) 7-5, 6-2
Christopher Eubanks (EUA) x Arthur Rinderknech (FRA) 7-6 7-6
Lloyd Harris (RSA) x Pavel Kotov (RUS) 7-5, 6-2