Jornal Estado de Minas

ENTERRADO EM CASA

Mulher enterra o pai no quintal de casa e divide opiniões na web

Uma mulher que enterrou o pai no quintal de sua casa, na Jamaica, publicou em suas redes sociais um vídeo dançando e bebendo em torno do túmulo. Internautas estão divididos entre aqueles que acham a atitude dela estranha e aqueles que acreditam que cada um pode fazer o que bem entender dentro de sua casa.




O vídeo que está repercutindo na internet nesta semana e dividindo a opinião das pessoas, já alcançou quase 300 mil visualizações até a manhã desta segunda-feira (3/7) e foi publicado por Shaniboo, uma jamaicana que perdeu o pai em meados de março deste ano. Desde então ela usa suas redes para expressar a dor de sua perda. Ela mostra, inclusive, o processo do enterro do pai dentro de sua própria casa.


Nas imagens mais recentes, Shaniboo dança e bebe ao lado do túmulo, como se estivesse celebrando com o pai, já enterrado. No TikTok, a publicação oficial recebeu diversos comentários sobre ser incrível o que ela fez: “Definitivamente um movimento poderoso!”.

“Meu pai está em seu terreno atrás da casa. Ele nos disse para colocá-lo perto da macieira”, compartilhou uma mulher. “Eu sei que ele se orgulha dessa garotinha. Eu respeito isso”, disse outra. “Todo mundo dizendo ‘Não’ para o quintal, mas qual a diferença de ter o vaso cheio de cinzas na lareira dentro de casa?”, questionou um homem. 




Por outro lado, a repercussão do vídeo no Brasil foi mais crítica. Divulgado em várias redes sociais diferentes, as cenas receberam comentários negativos que vão desde a estranheza até pontuações sobre questões sanitárias. "Não se pode enterrar um corpo onde se quer principalmente por questões sanitárias!”, disse uma internauta. “É aí que o ‘baseado em fatos reais', do Invocação do mal acontece”, ironizou outro.

Em meio à polêmica, internautas também defenderam a mulher ao ponderar que cada um tem seus costumes de acordo com sua cultura.No Instagram, várias pessoas saíram em defesa da jamaicana. “Não sei pra quê discussão, casa é dela, o pai também”, comentou uma mulher. “O quintal é dela? O pai é dela? Ninguém tem nada a ver com isso…”, defendeu um perfil. “Cada lugar tem seus hábitos, sua religião, seus costumes”, disse outro.


Em seu perfil pessoal, Shaniboo compartilha outros vídeos que mostra o processo de construção do túmulo em sua casa e festividades feitas ao redor da sepultura. Apesar de parecer estranho para os brasileiros, as celebrações realizadas para pessoas que já faleceram é comum em diversos países.

Prática proibida no Brasil  

Outra dúvida causada após a repercussão das imagens foi se a legislação permite que pessoas sejam enterradas em terrenos diferentes, de cemitérios, como Shaniboo fez ao enterrar um familiar dentro da própria casa.

No Brasil, leis estaduais e de vigilância sanitária não permitem o enterro em propriedade particular, justamente porque há riscos à integridade física de terceiros, o que fere o interesse coletivo.