O prefeito de uma cidade no interior do México se casou com sua parceira neste final de semana. Como uma celebração tradicional, o evento contou com festa, aplausos dos presente e um beijo na "noiva". O único ponto incomum era que a noiva era uma jacaré.
Posteriormente, ela passa a usar uma roupa branca com adornos. Para evitar qualquer problema com os convidados ou com o noivo, a boca da jacaré é amarrada.
Victor Hugo Sosa, prefeito da pequena San Pedro Huamelula, de cerca de 10 mil habitantes, se casou com Alicia Adriana, a jacaré, como indica um antigo ritual local que afirma que o rito traz prosperidade e abundância para a cidade.
Em seus "votos matrimôniais", o prefeito afirmou que "aceita a responsabilidade (de se casar) porque eles estão apaixonados, e que isso é o mais importante. Você não pode ter um casamento sem amor. Estamos apaixonados e aceito me casar com a menina princesa".
A tradição existe há mais de 230 anos e comemora o dia em que duas etnias do local se uniram após a realização de um casamento. O prefeito representa o rei Chontal e Adriana representa a princesa Huave.
Alicia Adriana, antes de se casar, passa de casa em casa para que os moradores da cidade dancem com ela, que está vestida com lantejoulas e roupas para o evento.
Para cumplir con una de las costumbres más arraigadas en el pueblo de San Pedro Huamelula #Oaxaca, el alcalde de la localidad, Víctor Hugo Sosa, aceptó casarse con una lagarta viva y la ceremonia fue este viernes.
%u2014 Quadratín Oaxaca (@Quadratinoaxaca) July 1, 2023
%uD83D%uDCF9Rusvel Rasgado pic.twitter.com/A8VnhIFt5q
Essa espécie de réptil é endêmica do México e da América Central.