Devido a um suposto problema no sistema de ar condicionado, o voo JetBlue 1924, programado para decolar na tarde de quarta-feira teve um atraso de mais de três horas.
Em posts publicados nas redes sociais, passageiros afirmaram que a companhia aérea decidiu manter o voo, dizendo-lhes que o ar condicionado deveria funcionar assim que o avião estivesse no ar.
- Leia também: Por que Montevidéu está prestes a ficar sem água
No entanto, após a partida, o interior do avião não foi refrigerado e os pilotos da aeronave Airbus A321 decidiram retornar ao Aeroporto de Santiago de los Caballeros, na República Dominicana.
Uma passageira postou no Twitter que o voo permaneceu em solo por mais de duas horas aguardando a decolagem por conta do problema no ar condicionado. "Havia muitos idosos no avião. Não ofereceram água e nem nos deixaram usar os banheiros", escreveu.
Outro passageiro, o conselheiro em saúde mental Julio Tavarez, confirmou no Twitter que o voo atrasou porque o ar condicionado não estava funcionando. "Entramos no avião e estava muito quente. Eles nos disseram que, assim que começássemos a voar, o ar condicionado funcionaria. O ar condicionado não começou a funcionar, o que nos levou a voltar para Santiago", relatou em um post.
A temperatura da cabine chegou 35°C e os passageiros começaram a passar mal. Alguns chegaram a desmaiar e tiveram que ser levados ao hospital, segundo informou no Twitter a presidente do sindicato dos comissários de bordo da JetBlue, Tyesha Nicole Best.
"Pessoas desmaiando, sendo enviadas para o hospital enquanto o voo teve que retornar. O que estamos fazendo em relação aos aviões que decolam constantemente com problemas de superaquecimento?", questionou ela.
Em nota, um porta-voz da JetBlue confirmou ao site PYOK que o sistema de controle climático a bordo não estava funcionando corretamente e pediu desculpas pelo inconveniente.
Pulling up to your feed. %uD83D%uDC40 pic.twitter.com/lyJpjW6tQv
%u2014 JetBlue (@JetBlue) July 13, 2023
Do you know the dangers of heat? It may send you to the hospital! @JetBlue flt 1924 had multiple customers injured, including some having to be sent to the hospital due to temperatures exceeding 100°F. These conditions are unsafe for our Flight Attendants and Customers. #DoBetter pic.twitter.com/x5bpb6DvJl
%u2014 TWU Local 579 (@TWULocal579) July 13, 2023
Now we are stuck at the Santiago airport STI with no idea what is going to happen. @JetBlue this is terrible service and there needs to compensation and accountability for the lack of respect for our health, safety, and time.
%u2014 Julio Tavarez (@Too_chalant) July 12, 2023