Jornal Estado de Minas

NAEGLERIA FOWLERI

Homem é infectado por 'ameba comedora de cérebro' e morre nos EUA

Um homem morreu devido a uma infecção rara causada por “ameba comedora de cérebro” na Geórgia, nos Estados Unidos. Ele teria sido infectado pela Naegleria fowleri ao nadar em um lago ou lagoa de água doce, de acordo com o Departamento de Saúde Pública da Geórgia.





A ameba, segundo o órgão de saúde, age no tecido cerebral, “causando inchaço cerebral e, geralmente, a morte”.  As informações vêm de uma nota à imprensa emitida pelo departamento nessa sexta-feira (28/7). Há dez anos, um caso parecido aconteceu em um parque aquático em Little Rock, no Arkansas, mas a garota infectada sobreviveu.

A Naegleria fowleri vive no solo e em lagos quentes de água doce, lagoas, rios e fontes termais. Nos EUA, quatro em cada 154 pessoas infectadas pela ameba sobreviveram, conforme os Centros de Controle e Prevenção de Doenças do país.

Em julho, um menino de dois anos morreu pelo mesmo motivo, em Nevada. Ele teria se infectado em uma fonte termal natural, de acordo com a Divisão de Saúde Pública e Comportamental do estado. Em fevereiro também houve uma vítima na Flórida, depois de fazer uma lavagem nasal com água da torneira.
 
*Estagiária sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa