As chuvas abundantes são resultado de uma "Dana" (Depressão Isolada em Níveis Altos), um fenômeno que causa "precipitações persistentes e generalizadas, localmente fortes ou muito fortes, acompanhadas de tempestades, em praticamente todo o território, exceto nas Canárias", indicou a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet).
O Ministério do Interior emitiu um alerta em grande parte do território, alertando que poderiam ocorrer chuvas intensas de mais de 120 litros em 24 horas e, localmente, em 12 horas.
A Aemet espera que as chuvas intensas continuem até segunda-feira.
A Direção Geral de Tráfego (DGT) pediu precaução nas estradas e recomendou que as pessoas fiquem em casa.
As chuvas causaram inundações e bloqueios nas estradas e levaram ao cancelamento de alguns trens, de acordo com a Renfe, a principal empresa de transporte ferroviário do país.
Em Madri, a capital, os residentes receberam um alerta em seus celulares pedindo que não usem seus veículos e permaneçam em casa. Outras cidades do país emitiram recomendações semelhantes.
Em Alcanar, entre Barcelona e Valência (leste), a população ficou confinada devido às intensas chuvas, e os serviços de resgate aconselharam os habitantes a subirem para os andares superiores.