Em comunicado lido na TV estatal, o governo informou que "uma tentativa comprovada de golpe foi desbaratada ontem pelos serviços de inteligência e segurança do país. Oficiais e outros nomes supostamente envolvidos nessa tentativa de desestabilização foram detidos, e outros são procurados."
O líder da junta, capitão Ibrahim Traoré, tomou o poder em 30 de setembro de 2022, no segundo golpe de Estado em oito meses no país do Sahel. Em ambas as ocasiões, os militares justificaram parcialmente suas manobras citando a incapacidade das autoridades de conter a violência jihadista que se espalhou a partir do Mali em 2015.
Na noite de ontem, milhares de pessoas tomaram as ruas da capital de Burkina Faso após um chamado dos apoiadores de Traoré, em meio a rumores nas redes sociais sobre um golpe.
Afetado há anos pela atividade de grupos jihadistas, o Sahel tem sido palco de vários golpes de Estado nos últimos anos. Além de Burkina Faso, os militares do Mali e do Níger tomaram o poder pela força recentemente.
OUAGADOUGOU