O dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, é celebrado por católicos ao redor do mundo no dia 4 de outubro. No Brasil, é comum que muitos ‘pais de pets’ levem seus cães e gatos às igrejas para serem abençoados nesta data. Só que um vídeo de animais domésticos e exóticos em uma missa chamou atenção de usuários nas redes sociais nesta semana.
@newyorknico Blessing of the Animals at St. John the Divine Carhedral. #nyc #blessing #animals %u266C original sound - Nicolas Heller
A celebração de São Francisco de Assis em questão ocorreu na St. John the Divine Cathedral, em Nova York, no domingo (1/10). Cachorros e gatos se reuniram com animais como jacarés, bicho-preguiça, dromedário, cobra e muitos outros. Um dono aproveitou até para levar a urna de um bichinho já falecido para receber bênçãos.
A catedral também é preocupada com o bem-estar dos animais que são levados para a missa de São Francisco. Em seu site oficial, a St. John the Divine Cathedral afirma que não tinha o intuito de causar estresse em animais participantes da celebração, e, por isso, todos os silvestres vêm de locais onde existe grande exposição com humanos.
Nas redes sociais, os internautas fizeram comentários criativos sobre a celebração diversa em espécies e indagaram qual o contexto por trás da presença dos animais exóticos na missa. Confira alguns comentários:
Gente alguém explica o contexto desse rolê?
%u2014 Dengosa do Munim (@badgirlsissi) October 3, 2023
mas e essa cobra ai nao vai oferecer maçã pra galera não
%u2014 Álex, o filho do Balu #Quarentener (@lokirst) October 4, 2023
já começaram as filmagens do live action da arca de noé
%u2014 Shrekiana Grande %uD83E%uDDE8 (@teagayzinho) October 4, 2023
o que impressiona é o silêncio desse video, cachorro não late e o gato nem mia
%u2014 Loba %uD83D%uDC3A (@brunaramos_v) October 3, 2023
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata