O jesuíta argentino, que completará 87 anos na próxima semana, dirigiu-se à tarde à Praça de Espanha para rezar diante de uma estátua da Virgem, uma tradição anual na Itália, onde o dia 8 de dezembro é feriado.
Em um dia frio e cinza, o papa se aproximou da multidão em sua cadeira de rodas para apertar as mãos dos turistas e romanos que estavam atrás de uma barreira.
Jorge Bergoglio chegou de bengala diante da escultura e rezou "por todos os povos oprimidos pela injustiça e a pobreza e que sofrem com a guerra".
"Vejam o povo ucraniano martirizado, o povo palestino e o povo israelense que voltaram a cair na espiral da violência", afirmou.
Ao meio-dia, o pontífice fez sua primeira aparição na janela da praça de São Pedro desde o final de novembro, depois que uma bronquite o obrigou a fazer repouso e rezar a oração do Angelus de sua residência.
O papa precisou cancelar sua viagem a Dubai para participar da cúpula do clima da ONU (COP28) no início de dezembro devido à infecção.
Francisco tem uma saúde frágil e sofre com dores agudas nos joelhos, tem problemas nos quadris e no intestino. Em junho, passou por uma cirurgia abdominal e em março esteve internado por problemas respiratórios.
ROMA