As autoridades no norte da Alemanha pediram para que mais de 8.000 pessoas voltassem a receber doses de vacina contra a covid-19. Isso ocorreu porque, em muitos casos, suspeita-se que uma enfermeira injetou solução de sal em vez de imunizante.
Leia Mais
Como a pandemia tirou a popularidade da extrema direita na Alemanha Covid-19: o que deu errado na 'exemplar' Alemanha, que vê nova onda de mortes e cancela NatalCoronavírus: Alemanha faz 'shows-pesquisa' para estudar multidões e covid-19'Sem a CoronaVac eu não estaria aqui': o relato pós-covid de Ana Maria BragaInicialmente, apenas seis pessoas teriam recebido a solução de sal, em março e abril de 2021.
Muitos dos afetados tinham mais de 70 anos — um grupo de alto risco na pandemia.
O inspetor Peter Beer, citado pelo Süddeutsche Zeitung, disse que a suspeita, de 40 anos, vinha compartilhando "informações graves sobre o coronavírus" nas redes sociais, inclusive criticando as restrições do governo para conter a disseminação do vírus.
A emissora regional NDR diz que 8.557 pessoas foram orientadas a voltar para tomar novamente a vacina. Até agora, outros cerca de 3.600 novos casos já foram identificados.
Em abril, a enfermeira admitiu ter dado uma solução de sal a seis pessoas para encobrir o fato de ter deixado cair um frasco de vacina no chão.
Mas, com o desenrolar da investigação policial, ficou claro que muito mais pessoas haviam recebido uma solução salina em vez da vacina Pfizer/ BioNTech.
A polícia não descarta que a ação da enfermeira pode ter motivo político, embora os advogados dela tenham rejeitado isso e contestem a escala relatada da troca pela solução salina.
- Homem vê irmão e pais que recusaram vacina morrerem em uma semana em Portugal
- Empresas punem funcionários sem vacina nos EUA, onde 99% dos mortos por covid não se vacinaram
Mais testemunhas estão sendo interrogadas e até agora nenhuma acusação foi feita no caso.
A Alemanha tem visto muitos protestos antivacinação.
Grupos de extrema direita estão entre aqueles que rejeitam os dados oficiais e as conclusões sobre a disseminação da covid-19.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Leia mais sobre a COVID-19
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?