Publicações compartilhadas centenas de vezes em redes sociais desde o último dia 27 de abril afirmam que, segundo uma “pesquisa relâmpago” realizada pela emissora de TV CNN Brasil, o presidente Jair Bolsonaro derrotaria o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro em uma possível disputa presidencial em 2022.
Leia Mais
Checamos: foto de corpos no chão não é de vítimas de coronavírus na ItáliaChecamos: Vídeo de ação policial não foi durante pandemia de coronavírus mas depois de jogo de futebol em 2019Checamos: vídeo de orangotango lavando as mãos é de antes da pandemia de COVID-19Checamos: Imagem de caixão desenterrado é de 2017, não da pandemia de COVID-19Checamos: Dirigir sem máscara contra COVID-19 não é infração de trânsitoChecamos: Papa Francisco não pediu que repetissem a oração ''Estou vacinado com sangue de Cristo: nenhum vírus pode tocar-me''Checamos: consumir alimentos alcalinos para aumentar pH do organismo não tem efeito contra COVID-19“Já sabia, brasileiro não gosta de traíra”, diz a legenda de uma das publicações que acompanha a captura de tela de um tuíte supostamente publicado pela conta da emissora de TV CNN Brasil.
“Pesquisa: Em pesquisa relâmpago da CNN para a presidência da República em 2022 Moro perder para Bolsonaro o ex-ministro só teve 14% contra 86% do presidente foram entrevistados quase 3 mil pessoas em todo Brasil ”, diz o texto da mensagem, que aparece em diversas outras postagens compartilhadas centenas de vezes no Facebook (1, 2, 3, 4).
Nos comentários, muitos associaram o resultado da suposta pesquisa a uma “traição” do ex-juiz Sergio Moro, que pediu demissão do cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública no último dia 24 de abril acusando o presidente Jair Bolsonaro de tentar interferir em investigações da Polícia Federal. “Não gostamos de traíra meu presidente isso é Deus limpando”, escreveu um usuário. “Quem votaria num traidor desses?”, questionou outro.
O tuíte que embasa as postagens não foi publicado, contudo, pela conta oficial da emissora de TV no Twitter, o @CNNBrasil, mas por um perfil com o nome praticamente igual, o @CNNBarsil, como é visível no canto superior esquerdo da captura de tela viralizada
Uma busca por esse nome de usuário mostra que se trata de um perfil satírico, segundo a descrição da própria conta: “A menor do mundo. Agora no barsil. Acompanhe a gente também ( Perfil Fake tá ) Jornalixo dinâmico! #BoicoteCNN (Paródia, sátiras e notícias engraçadas) ”.
Outros elementos indicam que o tuíte em questão não foi publicado pela emissora de TV, como a ausência do selo azul de verificação do Twitter, que autentica contas de interesse público na rede social - incluindo a da CNN Brasil - e a presença de erros de concordância na mensagem.
Uma busca avançada no Google e no Twitter pelos termos “Bolsonaro %2b Moro Eleição” não encontra qualquer publicação da emissora referente a uma pesquisa de intenção de voto como a citada nas redes sociais.
Questionada pela equipe de checagem da AFP se teria realizado o levantamento mencionado nas postagens viralizadas, a assessoria de imprensa da CNN Brasil afirmou “desconhecer tal informação”.
Uma pesquisa no Twitter localiza, ainda, outras contas (1, 2) que utilizam foto de perfil e nome de usuário semelhante ao da emissora de TV para compartilhar sondagens que não têm qualquer relação com o canal. Desinformações deste tipo já foram verificadas por outros sites de checagem.
Em resumo, é falso que a emissora de TV CNN Brasil tenha publicado no Twitter uma pesquisa que indica que Bolsonaro derrotaria Moro em uma possível disputa eleitoral em 2022. A mensagem foi publicada por uma conta satírica do canal.