(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FACT-CHECKING

Checamos: Edifício Burj Khalifa, o mais alto do mundo, não foi iluminado com a bandeira de Israel

Fotografia que já foi compartilhada milhares de vezes é montagem e circula desde 2019 sem as cores da bandeira israelense


14/08/2020 12:45 - atualizado 31/08/2020 10:36

Publicações compartilhadas mais de 1,8 mil vezes nas redes sociais desde o último dia 14 de agosto mostram uma imagem do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, localizado em Dubai, iluminado com a bandeira de Israel após o anúncio do acordo de paz entre este país e os Emirados Árabes Unidos, em 13 de agosto.

Contudo, a suposta fotografia é uma montagem: esta imagem do edifício circula desde 2019 sem as cores da bandeira israelense.
“Surpreendente ... e Profético!!! Em Dubai nesta semana a Torre Burj Khalifa recebeu o que ninguém imaginaria... A bandeira de Israel %uD83C%uDDEE%uD83C%uDDF1 pra anunciar a paz celebrada entre os dois países, Israel e os EAU (Emirados Árabes Unidos). O começo de um novo tempo de boa convivência!!! Nos preparemos para o futuro... que lê entenda!”, indica a legenda de uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2), na qual se vê o edifício iluminado com as cores e a estrela da bandeira israelense.

A mesma imagem foi compartilhada com esta afirmação no Instagram (1) e no Twitter (1), assim como em outros idiomas, como inglês, espanhol, francês e árabe.

Acordo de paz


No último dia 13 de agosto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que os Emirados Árabes Unidos e Israel haviam chegado a um acordo histórico para estabelecer relações diplomáticas plenas. Trump classificou este acordo como um “avanço enorme”:

President @realDonaldTrump delivers a statement from the Oval Office: "After 49 years, Israel and the United Arab Emirates will fully normalize their diplomatic relations." pic.twitter.com/6pRCAXQqCO
— The White House (@WhiteHouse) August 13, 2020


Os Emirados Árabes Unidos se tornaram a terceira nação árabe a iniciar esta normalização do vínculo diplomático com Israel, após Jordânia e Egito.

Montagem


Uma busca reversa pela imagem na plataforma Yandex forneceu como resultado uma fotografia do edifício, mas sem a imagem da bandeira israelense, que circula ao menos desde 22 de outubro de 2019 em um blog de viagens e gastronomia.

O blog compartilhou a imagem original do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, com 828 metros, como um dos principais pontos turísticos a ser visitado na cidade de Dubai.

A equipe de checagem da AFP tentou contactar a autora do blog, mas não obteve resposta até o momento da publicação deste artigo.

Na fotografia publicada neste blog podem ser observados elementos similares aos vistos na imagem viralizada: gruas de construção, janelas específicas do Burj Khalifa iluminadas e edifícios próximos com as luzes acesas.
Captura de tela feita em 24 de agosto de 2020 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 24 de agosto de 2020 de uma publicação no Facebook

Além disso, a conta oficial do Burj Khalifa no Twitter, que compartilha fotos e vídeos da iluminação do edifício em ocasiões comemorativas, não divulgou nenhuma imagem relacionada a Israel desde o anúncio do acordo, em meados de agosto.

Ao contrário, o edifício da Prefeitura de Tel Aviv, em Israel, foi iluminado com as cores da bandeira dos Emirados Árabes Unidos após o anúncio do acordo de paz.
Comparação feita em 24 de agosto de 2020 entre a imagem modificada (à esquerda) e a que circula desde 2019
Comparação feita em 24 de agosto de 2020 entre a imagem modificada (à esquerda) e a que circula desde 2019

Em resumo, a imagem do Burj Khalifa iluminado com a bandeira de Israel depois do anúncio do acordo de paz com os Emirados Árabes Unidos é uma montagem. A fotografia original circula desde 2019 e não tem as cores da bandeira israelense.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)