O vídeo de um homem e uma menina entoando a famosa canção “Con te partirò”, do italiano Andrea Bocelli, viralizou nas redes sociais desde o início de agosto com a afirmação de que os intérpretes são o filho e a neta do cantor.
Leia Mais
Checamos: Publicações usam foto de empresa privada para acusar Correios de negligência e pedir privatizaçãoChecamos: Vídeo mostra gravação de filme, sem relação com a decisão do STF contra ações policiais na pandemiaChecamos: fotos mostram doenças de pele; só duas têm relação com máscaras“Linnndooos O filho e neta de Andrea Bocelli !!!”, indica a legenda de um dos vídeos, compartilhados mais de 7 mil vezes no Facebook (1, 2) desde o último dia 8 de agosto, e que mostra a dupla interpretando “Con te partirò”, de Andrea Bocelli.
Em espanhol (1, 2) a gravação também viralizou em diferentes plataformas, registrando mais de 400 mil compartilhamentos.
Mas na sequência é possível observar uma marca d’água que diz “@AdrianandEmmaJeanMusic”.
Uma busca reversa no Google por capturas de tela do vídeo por meio da ferramenta InVid-WeVerify* forneceu como resultado uma gravação no YouTube, em espanhol, das mesmas duas pessoas cantando a música de Andrea Bocelli, mas com a identificação de “Adrian e Emma Jean”.
Uma nova busca pelos nomes levou a uma conta no YouTube com mais informações sobre a dupla: tratam-se de pai e filha, cujo sobrenome é Galliard, que vivem em Joanesburgo, na África do Sul.
De fato, a interpretação da canção “Con te partirò” pelos dois foi publicada em suas redes sociais no último dia 11 de julho.
Em 11 de agosto, a dupla compartilhou em sua página no Facebook o conteúdo viralizado e explicou que não faz parte da família Bocelli, embora se sintam honrados com a confusão.
“Isto seria uma impressionante canção em família versão karaokê para cantar ao redor da churrasqueira. Ficamos honrados em termos sido confundidos com parentes do grande Andrea Bocelli e Matteo Bocelli!!!”, afirmaram.
Nesta postagem, assinalam que o vídeo largamente compartilhado foi publicado por um meio de comunicação brasileiro, contudo se trata de um veículo da comunidade colombiana de Ginebra e estava escrito em espanhol, não em português.
Contatado pela equipe de checagem da AFP, Adrian Galliard contou que começou a cantar com a sua filha há dois anos, em um show de caridade, quando ela tinha nove anos, e que publicam os seus vídeos nas redes sociais desde abril deste ano.
Também afirmou que os dois se sentiram lisonjeados ao serem comparados com Andrea Bocelli e que sempre amaram essa música: “Amamos a paixão e a energia desta canção, e cantar em italiano”.
“Con te partirò” é um dos grandes sucessos do cantor italiano e que o colocou no cenário internacional em 1996. Hoje com 61 anos, Bocelli tem três filhos. Um deles, Matteo, também é músico.
Em resumo, a dupla que aparece no vídeo viralizado cantando uma música de Andrea Bocelli é composta por Adrian e Emma-Jean Galliard, que não têm qualquer relação de parentesco com o tenor italiano.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.