“Copacabana hoje”, dizem publicações compartilhadas mais de 10 mil vezes em redes sociais desde o último dia 1º de maio, quando simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro realizaram manifestações pró-governo em diversas cidades do país. Mas a foto viralizada não mostra um desses atos. O registro foi feito em julho de 2013, quando o papa Francisco celebrou uma missa na praia do Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude.
Amplamente compartilhadas no Facebook (1, 2, 3), Twitter (1, 2, 3) e Instagram, as publicações elogiam o suposto alto comparecimento a um dos atos pró-Bolsonaro realizados no Dia do Trabalho. “A imagem deixou a esquerda apavorada!! Copacabana parou o Rio!”, diz uma das postagens, que também circulam em espanhol.
Leia Mais
Imagem de protesto contra Dilma Rousseff é atribuída a ato pró-Bolsonaro de 1º de maioGravação de protesto de junho de 2013 na Avenida Paulista volta a circular como se fosse de 2021Não há registros de que Gilmar Mendes tenha dito que sairá do STF se Bolsonaro for reeleitoChecamos: Hospital do Anhembi tinha pacientes na data de gravação de vídeoA Globo não 'admitiu' que atos pró-Bolsonaro foram os maiores da históriaFoto de protesto ocorrido em dezembro de 2019 circula como se fosse de 1º de maio de 2021Uma busca reversa na ferramenta TinEye mostra, no entanto, que a foto viralizada não tem qualquer relação com os protestos do último dia 1º de maio.
A mesma imagem foi localizada em uma galeria de fotos do site norte-americano Huffpost sobre a passagem do papa Francisco pelo Rio de Janeiro em julho de 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. No site, a foto é creditada à agência de notícias AP.
Uma busca no portal da agência confirma que o registro foi feito em 28 de julho de 2013 pelo fotógrafo Felipe Dana. Na parte inferior da imagem é possível ver, inclusive, o “papamóvel” - veículo especial utilizado pelo papa em aparições públicas -, como detalha a AP.
Neste vídeo, feito pela AFP no mesmo dia, é possível observar com mais detalhes a chegada do papamóvel a Copacabana.
Foto muito semelhante à viralizada também foi feita pela AFP em 28 de julho de 2013. Nesta data, mais de 3 milhões de fiéis se reuniram em Copacabana para assistir à missa final da Jornada Mundial da Juventude, evento católico realizado a cada dois ou três anos em uma cidade escolhida pelo papa. Em 2013, o Brasil era governado pela presidente Dilma Rousseff.
O comparecimento ao ato pró-Bolsonaro do último dia 1º de maio foi consideravelmente inferior, como é possível ver em fotos feitas por veículos locais e pelo Centro de Operações do Rio de Janeiro.
O AFP Checamos já verificou diversas outras imagens atribuídas incorretamente a manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro (1, 2, 3).