Um vídeo em que o governador da Bahia, Rui Costa (PT), o ex-governador do estado Jaques Wagner (PT) e o senador Otto Alencar (PSD) são vistos dançando em uma festa, sem usar máscaras de proteção contra a covid-19 ou respeitar o distanciamento social, foi visualizado mais de 9 mil vezes em redes sociais desde o último dia 15 de junho.
Leia Mais
Não, estes não são motociclistas apoiadores de Bolsonaro em São Paulo em junho de 2021Capa do Washington Post destacando motociata com participação de Bolsonaro é uma montagemGuinness não registrou que ato a favor de Bolsonaro bateu o recorde de “maior motociata" coronavirusbrasilComparação entre papa e Bolsonaro sem máscara ignora estágio da pandemia nos dois paísesCoronaVac é analisada por agência europeia e OMS validou uso emergencialÉ montagem tuíte de Haddad parabenizando Maduro por revolução na VenezuelaDeclaração do presidente dos EUA, Joe Biden, sobre uso de máscaras foi dada após orientação dos CDC“A TURMA DO FIQUE EM CASA E DA CPI DA CLOROQUINA TODOS SEM MASCARAS NO FORRÓ NO FINAL DE SEMANA NA BAHIA”, diz o texto que acompanha a gravação no Facebook (1, 2, 3), Twitter (1, 2, 3) e Instagram.
O conteúdo começou a circular após o governador da Bahia, Rui Costa, proibir os festejos de São João, tradicionalmente realizados no mês de junho, para conter a propagação do novo coronavírus. Medidas restritivas do tipo têm sido criticadas pelo presidente Jair Bolsonaro, que diz defender o “direito de ir e vir”.
“Enquanto obriga cidadãos ficarem em casa. Rui Costa e Othon Alencar se acabando no forró pé de serra dos BONS!”, escreveu um usuário em uma das postagens.
O vídeo compartilhado nas redes não é, contudo, atual.
Uma busca no Google pelas palavras-chave “Otto Alencar” e “forró” mostra que as mesmas imagens já haviam sido publicadas em 26 de maio de 2018 pela conta do Jornal Grande Bahia no YouTube.
Na descrição, o veículo informa que o vídeo havia sido feito “cerca de 15 dias antes” no município baiano de Irecê.
Uma segunda busca, desta vez por registros da passagem dos políticos por Irecê, mostra que o vídeo foi publicado no YouTube em 16 de maio de 2018 com a descrição: “Rui Costa governador da Bahia cantando forró em Irecê”.
Após a viralização do conteúdo, o portal Bahia contra o Fake, do governo do estado, publicou uma nota afirmando ser “completamente falsa a informação que o governador Rui Costa dançou forró e aglomerou em plena pandemia”.
“Um vídeo gravado em maio de 2018, portanto antes da Covid-19, mostra Rui Costa dançando ao lado do senador Otto Alencar e de outras lideranças políticas e moradores da região. O vídeo foi retirado do contexto e está sendo compartilhado em grupos de WhatsApp e redes sociais como se fosse atual”, detalhou.
Em maio de 2018, quando o vídeo foi gravado, o novo coronavírus sequer havia sido identificado, o que aconteceu no final de 2019. O primeiro caso da doença no Brasil foi confirmado em 26 de fevereiro de 2020, quase dois anos depois do vídeo ter sido feito.
Conteúdo semelhante a este foi checado por Agência Lupa e Fato ou Fake.