Várias publicações com a foto de um carro branco batido foram compartilhadas cerca de 400 vezes no Facebook desde o último 25 de julho como se este pertencesse à deputada federal Joice Hasselmann. No entanto, uma busca reversa da imagem mostra que o veículo foi fotografado após um acidente em Criciúma, no estado de Santa Catarina, em junho de 2021.
“Carrinho de luxo de Peppa após FESTA CLANDESTINA REGADA A DROGAS LÍCITAS E OUTRAS NEM TANTO segundo reportagem. A NARRATIVA DE ‘POSSÍVEL ATENTANDO BOLSONARISTA’ CAIU POR TERRA!”, diz uma das postagens compartilhadas no Facebook (1, 2, 3).
Leia Mais
Bolsonaro: está bastante esquisita a história dela (Joice Hasselmann)Joice sobre agressões: 'Tenho muitos inimigos políticos'Integrantes da PF se revoltam com desconfiança de Joice HasselmannÉ antigo o áudio atribuído ao acidente de avião que levou à morte da cantora Marília MendonçaNão há relação entre vacinas e mortes de dirigentes do Haiti e de quatro países africanosVídeo mostra uso de fogo para uvas não congelarem na França, não no Rio Grande do SulEm diversas entrevistas, Hasselmann afirmou desconfiar que pode ter sofrido um atentado por motivações políticas. O caso foi investigado pela Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados e enviado para o Ministério Público Federal.
Entretanto, uma busca reversa no Google pela imagem do carro branco batido levou a notícias (1, 2), de 21 de junho passado, sobre um acidente envolvendo um empresário em Criciúma, Santa Catarina.
Segundo essas reportagens, o empresário foi preso após colidir seu Porsche em outro automóvel estacionado, fugir e desacatar policiais militares, na madrugada de 20 junho.
Um conteúdo semelhante foi apurado pelo Aos Fatos.
O AFP Checamos já verificou outra alegação sobre as lesões de Joice Hasselmann.
Ex-líder do governo no Congresso, a deputada federal foi forte aliada de Jair Bolsonaro até romper com o presidente após uma disputa interna do PSL. No último mês de junho, a parlamentar assinou o “superpedido de impeachment” do mandatário.