Publicações compartilhadas mais de 15 mil vezes desde o último 10 de agosto nas redes sociais afirmam que a chegada de Messi ao Paris Saint-Germain (PSG) agregou à conta do clube no Instagram cerca de 20 milhões de seguidores. Mas isso é falso. Ainda que a chegada do jogador argentino tenha gerado uma maior popularidade no perfil do PSG, este ganhou, na realidade, menos de seis milhões de seguidores entre os dias 10 e 11 de agosto.
Leia Mais
Messi e Cristiano Ronaldo perseguem marcas de Pelé, que completa 80 anosMessi e Rapinoe os melhores. De novoO dia em que Maradona tocou Messi com sua 'mão de Deus'Depois de jogar por toda a sua carreira com o Barcelona da Liga Espanhola, Lionel Messi foi apresentado pelo PSG em 10 de agosto de 2021, provocando uma “Messimania” na capital francesa.
No PSG, Messi se reencontra com Neymar, que foi seu companheiro no Barcelona, e com o zagueiro espanhol Sergio Ramos, ex-rival do Real Madrid.
Publicações similares também circularam em espanhol e em inglês.
Usando dados do CrowdTangle, ferramenta de monitoramento de redes sociais, a AFP constatou que a conta do PSG no Instagram ganhou aproximadamente três milhões de seguidores nas 24 horas posteriores à assinatura do contrato de Messi, em 10 de agosto, número muito distante dos 20 milhões citados nas publicações.
Desde o dia anterior à assinatura de Messi com o PSG, 9 de agosto, até a data da publicação desta verificação - 14 de agosto - o clube parisiense ganhou aproximadamente 7,83 milhões de seguidores, somando 46,62 milhões no total.
-->
O CrowdTangle é uma ferramenta disponibilizada para pesquisadores pelo Facebook, grupo que também é dono do Instagram. A ferramenta de monitoramento de redes sociais IGBlad, de uso livre, mostra resultados similares.
-->
O maior crescimento na conta do PSG após a contratação de Messi ocorreu em 10 e 11 de agosto, com uma soma de 5,6 milhões de novos seguidores.