Um vídeo em que uma criança sobe ao palco de um evento com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, em frente ao político, diz que o Brasil estaria quebrado “se não fosse Bolsonaro” foi visualizado mais de 1,5 milhão de vezes desde o último dia 27 de agosto. O áudio da gravação foi, no entanto, manipulado. Na transmissão ao vivo da cerimônia, é possível ver que o menino disse, na verdade: “Se não fosse o Bolsonaro estar no lugar de Lula, nosso país iria estar salvo, porque Lula é o melhor de todos”.
Leia Mais
Não há registro de que Lula tenha celebrado a vitória do Talibã no AfeganistãoVídeo de pelotão de fuzilamento associado ao Talibã circula desde 2014 atribuído à SíriaFoto em Cabul não mostra explosão em 26 de agosto, foi tirada dias antesVídeo de pessoas dentro de sacos plásticos foi feito em protesto na Colômbia, não no Afeganistão“Dá um troféu pra esse mito. Menino acabou com a festa dos companheiros do Lula”, diz a legenda de uma das publicações. “Criança não mente”, escreveu outro usuário.
O conteúdo foi amplamente compartilhado por aliados do presidente Jair Bolsonaro, como os deputados federais General Girão (PSL - RN) e Bia Kicis (PSL - DF), assim como pelo deputado estadual Bruno Engler (PRTB).
O áudio do vídeo compartilhado nas redes foi, no entanto, manipulado para alterar o sentido da fala do menino.
Ao fundo da gravação viralizada é possível ver o nome do evento onde as imagens foram gravadas: “Movimento Social Negro da Bahia na luta com Lula”. Uma busca no Google por essas palavras-chave levou à transmissão ao vivo da cerimônia, disponibilizada nos perfis de Lula no Facebook e no YouTube em 26 de agosto de 2021.
O AFP Checamos assistiu à íntegra da fala da criança. O sentido de sua declaração é exatamente o contrário do alegado nas redes.
A partir de 1 hora e 23 minutos da transmissão ao vivo, é possível ouvi-lo dizendo: “Boa tarde, companheiros e companheiras. Tudo bem? Hoje eu vou falar que Bolsonaro está destruindo o nosso país. Se Bolsonaro não entrasse, se Bolsonaro destruir nosso país, nosso país vai estar quebrado. Se não fosse o Bolsonaro estar no lugar de Lula, nosso país iria estar salvo, porque Lula é o melhor de todos. Nosso metalúrgico, nosso presidente, nosso guerreiro dos negros. Vamos todos gritar, guerreiro dos negros!”.
Ele continua: “Esse racista só sabe discriminar negros, esse genocida só mata as pessoas. Ele sempre anda com sangue nas mãos. Sem noção. E é sério, eu estou falando uma verdade. Esse genocida continua matando, ele mata e não quer nem saber de pensar no próximo para ajudar. Ele odeia, sabe o que? Os pobres que não tem nem uma casa, nem dinheiro. Se fosse que nem Lula, o país estaria salvo, mas não. Parece até o guerreiro que mata tudo. Esse que é o verdadeiro guerreiro”.
Em seguida, a criança entrega um presente a Lula e abraça o ex-presidente.
Também participaram do evento a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o senador Jaques Wagner (PT). Ambos também transmitiram a cerimônia ao vivo em suas contas no Facebook (1, 2). Nos dois registros, a fala do menino é a mesma que pode ser ouvida na transmissão de Lula.
No último dia 27 de agosto, o ex-presidente publicou fotos do evento, incluindo uma em que posa com o menino dos vídeos viralizados.
O evento faz parte de uma viagem de Lula pelo Nordeste, iniciada no último dia 15 de agosto.