Uma imagem do edifício Burj Khalifa, em Dubai, iluminado com as cores da bandeira brasileira foi compartilhada mais de 7,5 mil vezes nas redes sociais desde, pelo menos, o último dia 3 de setembro.
- Empire State e Torre Eiffel não foram iluminados em apoio aos atos do dia 7/9
Leia Mais
Vídeo de confronto em frente ao STF em 2019 circula ligado a protestos de setembro de 2021Pintura de Frank Schaeffer não sumiu do Palácio do Planalto durante mandato do ex-presidente LulaFoto de protesto de 2016 é incorretamente atribuída a ato pró-Bolsonaro de 7 de setembroEstado de sítio: entenda porque Bolsonaro não poderia tê-lo decretado sozinho“Dubai homenageando nosso 07 SETEMBRO”, diz uma das publicações. “O edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, em Dubai, está iluminado com as cores da bandeira brasileira por conta do Dia da Independência. A Emirates tem orgulho de conectar o Brasil com o resto do mundo por meio de seus voos via Dubai”, lê-se na imagem, que desde o dia 3 de setembro foi compartilhada mais de 5.300 vezes no Facebook (1, 2, 3). O mesmo conteúdo circulou também no Twitter (1, 2, 3) e no Instagram.
As mensagens circularam no contexto das manifestações convocadas pelo presidente Jair Bolsonaro no último 7 de setembro, em meio a uma crescente tensão entre os três Poderes da República.
Uma busca reversa pela imagem na ferramenta Yandex levou a uma publicação no Instagram feita em 8 de setembro de 2020.
O texto das publicações viralizadas menciona a companhia aérea Emirates. Uma busca com as palavras-chave “orgulho de conectar o brasil” na página oficial da empresa no Facebook levou à publicação original com a foto, feita pela companhia em 8 de setembro de 2020.
Em uma mensagem difundida no dia anterior, a Emirates já havia publicado um vídeo com o mesmo texto, sobre a homenagem feita na fachada do edifício.
Além disso, a conta oficial do Burj Khalifa no Twitter, que compartilha fotos e vídeos da iluminação do edifício em ocasiões comemorativas, não divulgou nenhuma imagem relacionada ao Brasil em 2021, até o dia 9 de setembro. Tampouco existem registros nas páginas oficiais do edifício no Instagram e no Facebook.
O Burj Khalifa foi inaugurado em 2010 e é considerado o edifício mais alto do mundo pelo Guinness World Records. A construção é um empreendimento imobiliário da multinacional Emaar, e a empresa tampouco prestou homenagem ao Brasil em 7 de setembro de 2021 em sua página no Instagram, Facebook ou Twitter.
Outras homenagens
O Burj Khalifa já homenageou outras nações, iluminando-se com as cores de suas respectivas bandeiras.Em 1 de setembro de 2021, o prédio exibiu as cores da bandeira do Uzbequistão. Em 24 de agosto de 2021, o Burj Khalifa celebrou em sua fachada a independência da Ucrânia.
Em outras ocasiões, o edifício também já homenageou Mahatma Gandhi e exibiu mensagens sobre a pandemia de covid-19.
O Checamos já verificou que nem o Empire State nem a Torre Eiffel se iluminaram para homenagear o Dia da Independência do Brasil em 2021.