Publicações compartilhadas mais de 4,3 mil vezes nas redes sociais desde 15 de setembro de 2021 alegam que a atriz Paolla Oliveira disse em uma entrevista à revista Caras que, se o presidente Jair Bolsonaro for reeleito, “a prostituição será a única forma de sobrevivência das atrizes da Globo”. Entretanto, o AFP Checamos não localizou qualquer registro da suposta declaração, que foi negada tanto pela atriz quanto pela revista.
“Pois é, sem a mamata, já vislumbram como será a nova vida. A boa notícia: terão bom retorno na profissão mais antiga do mundo. Desejo sucesso!”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter (1, 2, 3), no Facebook (1, 2) e no Instagram (1, 2).
Leia Mais
História do goleiro Sam Bartram e do nevoeiro é verídica, mas a foto é de outro jogador em 1954Não há evidências de que vacina contra covid cause impotência, ao contrário do dito por Nicki MinajA imagem de uma mulher sem véu e lendo não é de uma artista afegã, é a propaganda de uma revistaNem todas essas imagens retratam a tempestade de areia que atingiu o interior do Brasil em 2021A notícia sobre a viagem cancelada do CEO da Pfizer é anterior à sua vacinação completaNão há registro de que Ciro Gomes tenha dito que irá tornar o Ceará uma "nação independente"Bill Gates não falou em reduzir a população mundial por meio de “vacinação forçada”No entanto, a equipe do AFP Chegamos fez uma busca no site da revista de celebridades por “a prostituição será a única forma de sobrevivência das atrizes da Globo” e não encontrou registro da declaração.
Uma pesquisa usando alguns dos mesmos termos nas contas da atriz no Twitter e no Facebook tampouco levou a essa afirmação. No Google, a busca pela frase resultou apenas em desmentidos. Nem na ferramenta Wayback, que mantém registros de versões anteriores de páginas na internet, nem no caché do Google a AFP localizou publicações com esse conteúdo que poderiam ter sido apagadas pela atriz no seu Twitter.
Pouco após a viralização do conteúdo, Oliveira usou suas redes sociais (1, 2, 3) para rechaçar o que classificou como “uma mentira”:
“Está circulando uma MENTIRA (famosa FAKE NEWS) por aí, de um site que eu nunca ouvi falar, sendo compartilhada sobre uma suposta declaração que eu NUNCA DEI à revista Caras. Nunca existiu (...). Pode jogar palavra por palavra no google e não encontrará NADA, além da mentira plantada”.
Está circulando uma MENTIRA (famosa FAKE NEWS) por aí, de um site que eu nunca ouvi falar, sendo compartilhada sobre uma suposta declaração que eu NUNCA DEI à revista Caras. Nunca existiu. pic.twitter.com/ScNCZm97gj
— Paolla Oliveira (@paolla) September 15, 2021
A revista Caras também esclareceu que a entrevista mencionada pelas publicações não aconteceu: “Uma das mais talentosas e belas atrizes de sua geração, Paolla Oliveira (39) foi vítima de fake news (...) A verdade é que Paolla nunca deu tal entrevista à CARAS”.
Para Oliveira, a alegação se tratou de “mais uma narrativa tentando intimidar quem se posiciona ou se opõe a esse governo”.
Recentemente, a atriz criticou o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele afirmou, em agosto passado, que todos deveriam comprar um fuzil.