Uma imagem de uma multidão em frente ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro circulou vinculada aos protestos contra o presidente Jair Bolsonaro de 2 de outubro de 2021. Mas o registro, que teve mais de 30 mil interações nas redes sociais, corresponde a protestos do movimento “Ele Não” de setembro de 2018, contra o então candidato presidencial.
“Rio de Janeiro gigantesco contra Bolsonaro! #2OutForaBolsonaro #ForaBolsonaro” , diz uma das publicações compartilhadas no Facebook ( 1 , 2 , 3 ), em referência às manifestações do último 2 de outubro . O conteúdo também circulou no Twitter ( 1 , 2 , 3 ) e no Instagram ( 1 , 2 , 3 ).
No entanto, uma busca reversa no Google pela imagem trouxe como resultado sugerido os termos “manifestação ele não 2018” . Usando essas palavras-chave para uma nova pesquisa, a mesma foto foi localizada em uma reportagem do portal G1 , de 29 de setembro de 2018, a respeito dos protestos do movimento “Ele Não” contra Jair Bolsonaro, quando era candidato à Presidência da República.
No site, a imagem é creditada à TV Globo e contém a seguinte legenda: “Protesto contra Bolsonaro ocupa a Cinelândia, no Centro do Rio” .
A AFP também cobriu essas manifestações no centro de Rio de Janeiro que surgiram de uma campanha nas redes sociais com a hashtag #EleNao. Uma foto feita do alto mostrando o Theatro Municipal com uma perspectiva inversa à da imagem viralizada trouxe os mesmos elementos, como o carro de som, um balão inflável roxo e os diversos guarda-sóis coloridos.
A reportagem da AFP nesse dia em 2018 relatou o “protesto multitudinário na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, que ocupou também as ruas próximas” .
Já em 2 de outubro de 2021, atos convocados por partidos e movimentos foram às ruas em pelo menos 100 cidades para exigir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, em manifestações que atrelavam o desemprego e a inflação ao governo do mandatário.
Registros de imprensa na Praça da Cinelândia mostraram elementos diferentes da foto viralizada ( 1 , 2 , 3 ).