A imagem de uma única árvore cercada por incontáveis habitações foi compartilhada mais de mil vezes nas redes sociais desde, pelo menos, junho de 2019 como se retratasse a comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro.
No entanto, o artista visual Luiz Bhering explicou à AFP que a imagem viralizada é, na verdade, uma criação artística realizada a partir de um registro feito no Complexo do Alemão, uma outra favela da cidade, em 2017.
“Rocinha . Foto Luiz Bhering”, diz uma das publicações no Facebook (1, 2). O conteúdo também circulou em inglês, espanhol, francês, bengali e vietnamita.
Pesquisas reversas pela imagem viralizada em motores como o Yandex e buscas avançadas em redes sociais levaram a publicações em inglês (1, 2, 3) que demonstraram que a imagem circula ao menos desde 2019 e que era atribuída a Luiz Bhering.
Em algumas das postagens, entretanto, usuários fizeram comentários alegando que o suposto registro teria sido manipulado.
A imagem, de fato, possui elementos idênticos que se repetem diversas vezes.
Leia Mais
Babar ao dormir não comprova que a respiração está sendo feita corretamenteA Justiça autorizou em 2020 a partilha de R$ 1,4 milhão da herança de Marisa, que foi esposa de LulaMcDonald's parou de usar hidróxido de amônio, mas não por ação judicialUma pesquisa nas redes sociais do artista levou a um outro registro do trabalho, publicado em outubro de 2019. Na postagem, Bhering afirma que a obra compõe uma série chamada “Urbanidades”.
No site do fotógrafo, a foto também aparece na categoria “Urbanidades”, onde a série artística de imagens é definida como “um cruzamento entre ilusão e realidade”.
Procurado pelo Checamos, Bhering confirmou que a foto se trata de um trabalho artístico no qual foram utilizados “diferentes processos de pós-produção e de tratamento de imagem”.
“A foto original foi feita em 2017, na região da Penha. Faz parte do Complexo do Alemão. Foi utilizada a mesma imagem, que foi repetida várias vezes, e em apenas uma repetição aparece a árvore. Também achatei a perspectiva, deixando tudo plano. As casas se repetem intencionalmente”, acrescentou. Bhering também afirmou ter sido o autor da foto original.
O Checamos realizou buscas reversas pela imagem nos motores Yandex, Google, Bing, TinEye e Baidu. Nenhuma das pesquisas ofereceu resultados anteriores a 2017, quando o mesmo artista postou uma imagem semelhante. O próximo registro mais antigo foi localizado por meio do TinEye, em dezembro de 2018.
O Checamos perguntou a Bhering qual seria a foto original, mas o artista afirmou que não desejava divulgá-la. “O meu trabalho é como está”, acrescentou.
A Rocinha é uma comunidade localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trata-se da maior favela do país, com cerca de 25,7 mil domicílios. O Complexo do Alemão fica localizado na Zona Norte do município.