Publicações compartilhadas milhares de vezes nas redes sociais desde o último 27 de novembro afirmam que o Carnaval de 2022 foi cancelado na cidade do Rio de Janeiro devido à pandemia de covid-19.
“RIO DE JANEIRO... CARNAVAL 2022 CANCELADO GRAÇAS A DEUS”, diz a legenda de uma das publicações no Facebook (1, 2), que soma mais de 5,7 mil compartilhamentos, ilustrada com a foto do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no centro do Rio de Janeiro.
Outras postagens (1, 2), por sua vez, utilizam somente a imagem da Marquês de Sapucaí e agradecem a suposta decisão tomada, mas sem especificar o local do cancelamento.
No Twitter (1), grande parte dos usuários que se referiram ao tema apenas especulava e dava a sua opinião (1, 2).
Muitas cidades brasileiras estão, de fato, cancelando as festividades de carnaval do próximo ano devido à pandemia de covid-19, como tem sido reportado pela imprensa (1, 2, 3), principalmente após a detecção da nova variante ômicron em vários países. Mas, até o momento, esse não é o caso do Rio de Janeiro.
Em contato telefônico com a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, Riotur, no último 29 de novembro, foi informado ao Checamos que a alegação que circula nas redes se trata de “uma mentira”.
A assessoria de imprensa da empresa indicou que “desde agosto tem lançado editais tanto para o Réveillon quanto para o Carnaval e organizando a festa. [...] O secretário de Saúde [Daniel Soranz] recentemente informou que não vê necessidade de cancelamento de ambas as festas”.
A Riotur, contudo, fez a ressalva de que embora as festividades estejam sendo organizadas, a Secretaria Municipal de Saúde e o comitê científico definem as diretrizes.
“Se houver alguma contraordem, será no futuro. Hoje, a realidade é que continuamos como estamos desde agosto, planejando e organizando tanto o Réveillon como o Carnaval”.
Em dois vídeos publicados em 29 de novembro em seu perfil no Twitter, o prefeito carioca Eduardo Paes abordou a questão da variante ômicron e reforçou a importância da vacinação da população da cidade. Depois, falou sobre os próximos eventos previstos para ocorrer no Rio de Janeiro.
“Muito tem se falado também sobre Carnaval e Réveillon, por isso eu digo mais uma vez a vocês: qualquer evento ou festividade que irá, em tese, ocorrer daqui a semanas ou meses só vão ser realizados caso haja condições seguras para tal. Eu garanto que o Rio está pronto para realizar os principais eventos de 2022, que são muito importantes para a nossa cultura, para a nossa economia e para a vida da nossa cidade”, assinalou.
Mas indicou que “ter um planejamento para um evento não significa, necessariamente, que ele vai ser realizado. Afinal, é plenamente possível cancelar o que foi planejado. Mas a gente está ‘fazendo o dever de casa’ e na torcida, sim, para que o cenário favorável que a gente tem hoje se mantenha e seja até melhor nas próximas semanas e meses”, declarou o prefeito.
Em consulta feita em 30 de novembro de 2021 ao Painel Rio covid-19 pode-se conferir que 76,9% da população total da cidade completou o esquema vacinal de duas doses ou dose única. Esse número chega a 95% ao considerar apenas as pessoas maiores de 18 anos.
O Checamos tentou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para saber quais diretrizes serão adotadas caso os eventos aconteçam, mas não obteve retorno até a publicação deste artigo.
Esta verificação foi realizada com base nas informações oficiais disponíveis na data desta publicação.