“Vocês ficaram sabendo sobre esse discurso na ONU que a imprensa brasileira esquerdista esconde?”, questionam usuários nas redes desde o final de novembro de 2021, assegurando que o cantor sul-coreano Kim Nam-joon, do grupo BTS, fez um discurso perante à Organização das Nações Unidas elogiando o presidente Jair Bolsonaro.
Leia Mais
Vídeo de Bolsonaro em Abu Dhabi em 2019 circulou como se tivesse ocorrido em Dubai em 2021Não há registro de que Lewis Hamilton tenha citado Bolsonaro ao jornal The New York TimesNão há registro de declaração de Mohamed Salah sobre 3 gols para BolsonarocoronavirusmundoSegundo as publicações, compartilhadas centenas de vezes no Facebook (1, 2, 3) ao menos desde o último dia 18 de novembro, Kim Nam-joon deu a seguinte declaração na sede da organização internacional:
“Ficamos sabendo do ótimo governo que o bolsonaro vem fazendo no brasil durante esses últimos anos, é um governo incrível e soube se virar bem durante essa pandemia que abalou o mundo todo. nós admiramos a sua brava luta contra o comunismo e a imprensa de seu país que tenta manchar a imagem de um presidente honesto”.
O líder da boyband, ainda teria acrescentado: “Nós da coréia do sul e membros do BTS apoiamos totalmente bolsonaro e o seu governo no brasil, vocês estão de parabéns e merecem respeito. assim como todos os brasileiros”.
Não é verdade, no entanto, que o integrante do fenômeno musical sul-coreano tenha dado tal declaração.
Discursos na ONU
As publicações viralizadas são acompanhadas por uma imagem de Kim Nam-joon, cujo nome artístico é RM, no púlpito da sede da ONU, em Nova York. Uma busca reversa no Google pela foto mostra que o registro foi feito no último dia 20 de setembro, na véspera da abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas de 2021.Neste dia, Kim Nam-joon e os outros seis integrantes do BTS discursaram como enviados especiais do governo sul-coreano em um evento que promoveu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A fala dos cantores pode ser assistida na íntegra no canal oficial da ONU no YouTube. Em nenhum momento do discurso Kim Nam-joon, ou qualquer outro integrante da banda, menciona o Brasil ou o presidente Jair Bolsonaro.
Na verdade, os artistas falaram sobre como a pandemia afetou a geração de jovens que perdeu oportunidades devido às medidas restritivas de combate à covid-19.
Os cantores também usaram o discurso para assegurar que todos os integrantes da banda haviam se vacinado contra o novo coronavírus: “Alguns de vocês ouviram a notícia de que estávamos indo para a ONU e muitos de vocês se perguntaram se fomos vacinados. E sim, todos os sete de nós, é claro, recebemos a vacina contra a covid-19”, disse o sul-coreano Jung Hoseok, conhecido como J-Hope.
Kim Nam-joon e os demais integrantes do BTS já participaram de outras duas edições do mesmo evento. De maneira semelhante, em nenhuma das ocasiões os cantores mencionaram o presidente brasileiro.
Em 2020, os cantores sul-coreanos enviaram uma mensagem gravada para a versão virtual da Assembleia Geral da ONU, estimulando o público a reimaginar o mundo após a pandemia.
A banda também discursou na sede das Nações Unidas em setembro de 2018, antes mesmo de Bolsonaro ser eleito para o Palácio do Planalto. Na ocasião, os artistas apoiaram o lançamento do programa Generation Unlimited, criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para melhorar o acesso à educação e ao emprego em todo o mundo.
Sem outros pronunciamentos
Uma busca por trechos da fala compartilhada nas redes - em português e em inglês - tampouco localiza qualquer outro registro de que Kim Nam-joon tenha se pronunciado a favor do presidente Jair Bolsonaro.A equipe de checagem da AFP não conseguiu localizar nenhuma conta oficial do cantor em redes sociais. Nas contas do BTS no Facebook, Twitter e Instagram, no entanto, não foi localizada nenhuma publicação sobre o governo brasileiro ou sobre sua gestão da pandemia.
Esse mesmo conteúdo também foi verificado pelos sites Agência Lupa, Aos Fatos e Fato ou Fake.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.