Publicações que alegam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi “trollado” ao receber de presente uma camisa de futebol com o número 22, o mesmo do Partido Liberal (PL) ao qual o presidente Jair Bolsonaro é filiado, foram compartilhadas mais de 1,6 mil vezes nas redes sociais desde 13 de dezembro de 2021. No entanto, a gravação em que Lula é presenteado foi feita meses antes da filiação do atual mandatário.
“E o Lula que foi ganhar o uniforme do Corinthians e foi trollado: camisa tinha o número 22”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter (1, 2, 3), no Facebook (1, 2) e no Instagram (1, 2, 3).
Uma pesquisa no Google pelos termos “Lula”, “camisa” e “22” levou a artigos (1, 2) que afirmam que o presente foi entregue ao líder do Partido dos Trabalhadores (PT) no dia 25 de agosto de 2021 durante uma visita a Salvador, na Bahia. Na época, o ex-presidente fazia um périplo por várias cidades do nordeste.
A camisa do Esporte Clube Bahia foi entregue em um evento na Assembleia Legislativa da Bahia pelo deputado estadual Adolfo Menezes (PSD). Ao AFP Checamos, a assessoria de Menezes explicou que o número da camisa “é uma alusão a Lula presidente em 2022”.
O governador do estado, Rui Costa (PT), publicou no mesmo dia uma foto de Menezes e Lula segurando a camisa do clube baiano.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Rui Costa (@ruicostaoficial)
Já o anúncio de filiação de Bolsonaro ao Partido Liberal (PL) foi feito meses depois, em 10 de novembro de 2021 e efetivado em 30 de novembro.
Procurada pela AFP, a assessoria de Lula destacou que, na época do evento na Bahia, “Bolsonaro não estava filiado” ao partido.
Esse conteúdo também foi verificado pela Agência Lupa.