Jornal Estado de Minas

CHECAMOS

Vídeo de ex-ministro suíço com ataque de riso não tem relação com Lula


 

Um vídeo em que um homem tem um ataque de riso enquanto discursa em alemão em um local que se assemelha a um parlamento foi compartilhado mais de 7 mil vezes em redes sociais desde fevereiro de 2022. Segundo a legenda em português sobreposta às imagens, o homem estaria rindo de declarações recentes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas a informação é falsa. A gravação mostra em 2010 o então ministro de Finanças da Suíça, Hans-Rudolf Merz, rindo de uma pergunta sobre a taxação de importações de carne apimentada em seu país. As mesmas imagens circulam fora de contexto ao menos desde 2014. 





“O ex presidente do Brasil o senhor Luiz Inacio Lula da Silva afirmou recentemente que tirou todos os brasileiros da pobreza e que não existe uma única alma mais honesta do que ele” lê-se nas legendas do vídeo enquanto o homem que discursa em alemão dá gargalhadas. As imagens foram compartilhadas no Facebook (1, 2) e no TikTok

Segundo a legenda sobreposta ao vídeo, o homem teria continuado dizendo, entre risos: que dona Marisa ganhou 230 milhões vendendo Avon e que os filhos dele tem sorte nos negocios”.

Uma busca reversa da gravação com a ferramenta InVid-WeVerify* mostrou que se trata de um trecho de um discurso mais longo do então ministro das Finanças da Suíça, Hans-Rudolf Merz, em 20 de setembro de 2010. Merz, que se retirou do cargo dias depois, por motivos de saúde, também foi o presidente suíço em 2009.



A legenda em português agregada ao vídeo foi, no entanto, inventada e não tem nenhuma relação com a fala original. O nome de Lula, o de sua ex-esposa, Marisa Letícia Lula da Silva, ou de seus filhos, não foram mencionados pelo político. 

Naquele dia, em uma de suas últimas aparições públicas, Merz respondeu a uma solicitação (1, 2, 3) de informação sobre as taxações às importações de carne apimentada na Suíça. O então ministro riu da linguagem confusa e repetitiva do texto explicativo escrito por um funcionário da alfândega.

De acordo com a transcrição do seu discurso fornecida pelo Parlamento suíço, o então ministro disse: “A administração aduaneira também publicou as chamadas ‘Notas explicativas suíças sobre a tarifa aduaneira’ (risos). De acordo com estas notas explicativas, alguns produtos ainda são classificados no Capítulo 2, aos quais foram adicionados temperos durante a fabricação, desde que isso não altere o caráter de um produto deste Capítulo. (...) No entanto, são excluídas deste capítulo as carnes em que os temperos se distribuem por toda a superfície do produto e são visíveis a olho nu”.



Em 2018 e 2014 (1, 2), a mesma gravação foi apresentada fora de contexto. Nas publicações de 2018, as legendas no vídeo indicavam que Merz riu de um pedido da então senadora Gleisi Hoffmann (PT), para homenagear o ex-presidente Lula no Parlamento Europeu.

Já as publicações de 2014 alegavam que políticos europeus ridicularizavam a administração de Lula. Em outro caso, alegou-se que a organização da Copa do Mundo no Brasil durante o governo de Dilma Rousseff (2011-2016), também do PT, era o motivo das gargalhadas.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.