(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Foto de bombardeio em Gaza em 2021 circula vinculada à crise na Ucrânia em 2022


24/02/2022 21:03 - atualizado 25/02/2022 10:06

A imagem de uma explosão foi compartilhada mais de 10 mil vezes nas redes sociais com mensagens em referência à operação militar da Rússia na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. Mas, na realidade, a fotografia corresponde a um bombardeio na faixa de Gaza, registrado pela AFP em 2021.
“TERCEIRA GUERRA MUNDIAL: A Rússia acaba de atacar a Ucrânia e nações reúnem”, dizem publicações que difundem as imagens no Facebook (1, 2).

O conteúdo também circulou no Twitter (1, 2, 3) e em espanhol.

Foto de um ataque aéreo com um x vermelho mostrando ser falso
Captura de tela realizada em 24 de fevereiro de 2022 de uma publicação no Facebook (foto: AFP / Mahmud Hams)

O presidente russo, Vladimir Putin, deu início à invasão da Ucrânia na madrugada de 24 de fevereiro de 2022, com bombardeios e incursões terrestres de tropas em várias partes do país.

No entanto, a imagem viralizada não corresponde a esse episódio.

Por meio de uma busca reversa pela imagem no Google, a equipe de verificação da AFP encontrou a fotografia da explosão que emana uma fumaça branca entre um conjunto de edifícios em uma matéria jornalística de 12 de maio de 2021.

O artigo vincula a imagem a um bombardeio entre Gaza e Israel em maio de 2021 e credita o registro ao fotojornalista da AFP Mahmud Hams.

O registro da fotografia foi encontrado no arquivo da agência com a seguinte descrição: “Israel lançou ataques aéreos mortais em Gaza em resposta a uma barragem de foguetes disparados pelo movimento islâmico Hamas em meio a uma espiral de violência desencadeada por tumultos no complexo da mesquita Al Aqsa de Jerusalém”.

Foto noturna de um ataque aéreo israelense na faixa de Gaza, em 10 de maio de 2021
Ataque aéreo israelense na faixa de Gaza, em 10 de maio de 2021 (foto: AFP / Mahmud Hams)

Outras imagens da escalada de tensão vivida naquele mês entre palestinos e israelenses também circulam em fevereiro de 2022 atreladas ao conflito russo-ucraniano, como verificou a AFP.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)