Desde 24 de fevereiro de 2022, uma imagem de pessoas ajoelhadas em uma praça pública foi compartilhada mais de mil vezes, com a alegação de que seria a população ucraniana “clamando por socorro” em meio ao conflito com a Rússia.
Mas isso é falso. O registro de 2015 retrata uma oração coletiva em prol da paz na cidade ucraniana de Kharkiv.
“População Ucraniana começa a buscar a presença de Deus nas praças públicas, clamando por socorro”, diz uma das publicações com a imagem, compartilhada no Facebook (1, 2, 3), no Instagram (1, 2, 3) e no Twitter (1, 2).
Em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia iniciou uma invasão ao território ucraniano. Várias localidades foram atacadas por forças russas, entre elas, Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, a cerca de 40 quilômetros da fronteira russa. Em 28 de fevereiro, as delegações da Rússia e da Ucrânia concluíram as primeiras de negociações, na Bielorrúsia, sem que os ataques fossem interrompidos.
No entanto, a imagem difundida nas redes sociais não registra a crise de 2022.
Uma busca pela fotografia exibida nas publicações virais, feita com o motor de busca Yandex, mostrou que o registro foi publicado em 2015 pelo site Baptist Press, ligado à organização religiosa Convenção Batista do Sul (Southern Baptist Convention), nos Estados Unidos. Segundo o texto no site, a foto marca 365 dias de uma oração coletiva realizada na “praça central” de Kharkiv.
“Eles vieram de diferentes partes da cidade e eram uma mistura de denominações evangélicas e ortodoxos, mas se concentraram em um objetivo: rezar pela paz em sua cidade, que fica muito próxima da região onde soldados ucranianos e separatistas pró-russos batalham pelo controle do leste da Ucrânia”, diz o artigo.
Uma busca pelos termos “baptist press photos”, em inglês, levou a um banco de imagens onde foi possível localizar o registro viralizado usando a palavra-chave “Ukraine” (“Ucrânia”, em inglês). A foto é creditada a Marc Ira Hooks, que também aparece como autor do texto de 2015.
A “praça central" de Kharkiv é conhecida também como Praça da Liberdade, ou Svobody Square. Usando o Google Maps foi possível identificar que o registro foi feito em frente ao prédio da Administração Estatal Regional de Kharkiv, em uma das extremidades da praça.
Desde 2014, ano em que a Rússia anexou a península da Crimeia, o exército ucraniano tem lutado contra forças separatistas pró-Moscou nas regiões orientais de Donetsk e Lugansk, perto de Kharkiv, em um conflito que deixou mais de 14 mil mortos.
O Checamos já verificou outra alegação similar sobre pessoas que teriam se reunido para orar na Ucrânia em fevereiro de 2022 (1), além de outras afirmações sobre o conflito russo-ucraniano.