A captura de tela de um anúncio do eBay no qual supostamente vende-se um tanque russo T-72 na Ucrânia foi compartilhada centenas de vezes nas redes sociais desde o início de março de 2022. No entanto, a foto usada data de, pelo menos, 2010. Além disso, um porta-voz da plataforma descartou que o catálogo seja genuíno. As regras do site, por sua vez, não permitem a venda de equipamentos militares.
“Colocaram um tanque russo usado à venda no Ebay. Entrega da Ucrânia. Tá mais barato que um Gol zero no Brasil”, dizem usuários no Twitter e no Facebook.
Conteúdo similar circula em inglês e em espanhol, anunciando o mesmo veículo, com a inclusão de mais de uma foto.
Leia Mais
Vídeo em que Zelensky atira com duas armas é trecho de filme, não parte de campanha eleitoralLula não confessou ter doado refinarias à Bolívia; elas foram vendidasComparação entre preço da gasolina desconsidera câmbio e inflaçãoEm entrevista, Silva e Luna não atribui alta da gasolina a processo nos EUANão há registro de apoio da China à Rússia se a Otan intervir na UcrâniaAs fronteiras da Ucrânia são reconhecidas e não é preciso que sejam registradas na ONUOrigem da foto
Uma busca reversa no Google pela imagem de um tanque em um campo de terra levou a uma galeria de fotos no site de notícias militares dos Estados Unidos chamado DefenseTalk, datada de 12 de novembro de 2010. A página afirma no título que este é o “modelo T-72B 1989, modernizado com K5”.
Este foi o registro mais antigo encontrado pela AFP.
Pesquisas por palavras-chave relacionadas à venda de tanques russos e do modelo T-72 no eBay, Yandex, Google e TinEye não forneceram resultados.
Foi possível encontrar um anúncio com a imagem do tanque em um campo de terra, mas ele foi desativado porque “houve um erro no catálogo”. Ainda assim, o preço não condiz com o conteúdo viral e traz o seguinte aviso: “Este brinquedo não é recomendado para crianças menores de 3 anos!”.
Consultado pela AFP, um porta-voz da plataforma de negociação on-line confirmou que o anúncio viral não é genuíno. “Essas publicações não representam imagens de catálogos reais e recentes do eBay”, disse ele em 10 de março.
O site (1, 2) indica que a venda de itens militares é permitida para determinados acessórios, como empunhaduras, coldres e miras telescópicas, mas não para “armas de fogo de qualquer tipo”, explosivos e munições.
O Checamos já verificou outras peças de desinformação relacionadas ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia.