A captura de tela de um anúncio do eBay no qual supostamente vende-se um tanque russo T-72 na Ucrânia foi compartilhada centenas de vezes nas redes sociais desde o início de março de 2022. No entanto, a foto usada data de, pelo menos, 2010. Além disso, um porta-voz da plataforma descartou que o catálogo seja genuíno. As regras do site, por sua vez, não permitem a venda de equipamentos militares.
“Colocaram um tanque russo usado à venda no Ebay. Entrega da Ucrânia. Tá mais barato que um Gol zero no Brasil”, dizem usuários no Twitter e no Facebook.
Conteúdo similar circula em inglês e em espanhol, anunciando o mesmo veículo, com a inclusão de mais de uma foto.
As publicações começaram a circular depois que a captura de armas russas por cidadãos ucranianos foi relatada após a invasão do país, ordenada em 24 de fevereiro de 2022 pelo presidente Vladimir Putin.
Origem da foto
Uma busca reversa no Google pela imagem de um tanque em um campo de terra levou a uma galeria de fotos no site de notícias militares dos Estados Unidos chamado DefenseTalk, datada de 12 de novembro de 2010. A página afirma no título que este é o “modelo T-72B 1989, modernizado com K5”.
Este foi o registro mais antigo encontrado pela AFP.
Pesquisas por palavras-chave relacionadas à venda de tanques russos e do modelo T-72 no eBay, Yandex, Google e TinEye não forneceram resultados.
Foi possível encontrar um anúncio com a imagem do tanque em um campo de terra, mas ele foi desativado porque “houve um erro no catálogo”. Ainda assim, o preço não condiz com o conteúdo viral e traz o seguinte aviso: “Este brinquedo não é recomendado para crianças menores de 3 anos!”.
Consultado pela AFP, um porta-voz da plataforma de negociação on-line confirmou que o anúncio viral não é genuíno. “Essas publicações não representam imagens de catálogos reais e recentes do eBay”, disse ele em 10 de março.
O site (1, 2) indica que a venda de itens militares é permitida para determinados acessórios, como empunhaduras, coldres e miras telescópicas, mas não para “armas de fogo de qualquer tipo”, explosivos e munições.
O Checamos já verificou outras peças de desinformação relacionadas ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia.