Uma suposta pesquisa que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente nas intenções de voto para a disputa presidencial de 2022, com 65%, foi compartilhada milhares de vezes em redes sociais desde 19 de fevereiro de 2022.
Leia Mais
É uma montagem a capa da revista Veja dizendo que Bolsonaro tem “zero” chance de ser reeleitoMaiores de 70 anos têm voto facultativo no Brasil e estão isentos do cancelamento de seus títulosVídeo vinculado ao ex-presidente Lula mostra, na verdade, abordagem policial de rotina a torcedoresPT tenta reagir ao crescimento de Bolsonaro nas pesquisas eleitorais“Até que em fim uma pesquisa de verdade IBAPESQ sai na frente com a Primeira pesquisa que demonstra a realidade que vemos nas ruas…”, diz o texto sobre a imagem de um gráfico que mostra Bolsonaro com 65% das intenções de voto, seguido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 16%, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 8%, Ciro Gomes (PDT), com 4%, e João Doria (PSDB), 1%.
O conteúdo, que atribui a pesquisa a um instituto que seria chamado IBAPESQ, foi compartilhado no Facebook (1, 2), Instagram (1, 2) e Twitter (1, 2).
Contudo, a pesquisa viralizada nas redes sociais não é verdadeira.
Sem registro no TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela jurisdição e aplicação das leis nos pleitos brasileiros, estabelece a obrigatoriedade do registro das pesquisas de intenção de voto nos anos em que a população vai às urnas, como em 2022.
De acordo com a Lei Federal nº 9.504/1997, nesse período, todas as informações a respeito do contratante da pesquisa, assim como a metodologia utilizada, o período em que a sondagem foi feita e a origem dos recursos despendidos precisam ser declarados à Justiça Eleitoral. A Resolução nº 23.600/2019 inclui ainda a necessidade de registrar a margem de erro, a abrangência do estudo, o questionário completo e a nota fiscal comprovando a realização da pesquisa.
Esse não é o caso da suposta sondagem mencionada nas redes sociais. O Checamos fez uma busca pelo levantamento no site PesqEle, portal oficial do TSE, e não localizou nenhuma pesquisa encomendada por uma empresa com o nome IBAPESQ, citado nas publicações.
O Checamos também não encontrou valores semelhantes aos descritos no conteúdo que circula nas redes sociais nas sondagens feitas para o pleito de 2022 e registradas no TSE até 6 de abril.
Site de humor
Uma busca pelo nome do suposto instituto que teria conduzido a pesquisa citada nas redes leva a uma publicação no site “Farofeiros”, que se descreve como um blog de games e humor: “Falamos da nossa maneira e de forma totalmente independente sobre games, séries, filmes, colecionismo, quadrinhos, besteirol e o famigerado pensamento onde damos pitacos em áreas que não entendemos com bom humor e caprichando na fanfic e no debochevismo (ver. debochevique), tudo em nome da diversão, da verdade e do amor.”
Na descrição do texto, é afirmado que o IBAPESQ seria uma empresa fundada pelo Sargento Bosco Albert Baracus, personagem fictício do filme Esquadrão Classe A.
No rodapé do site, um usuário questiona: “Está circulando nas redes sociais uma pesquisa eleitoral feita por vcs, para presidente da República em q o presente Jair Bolsonaro, lidera com +-67%. Isto é verdade?”. Ao que o autor da página responde em tom irônico: “Verdadeiro como o pronunciamento do nosso ministro de Ciência e Tecnologia. Verdadeira como as intenções de Jair de governar para a família. Verdadeiro como amor da grande artista Lucyborn pelo nosso PR”.
A AFP não encontrou, contudo, nenhum registro de que o blog “Farofeiros” tenha publicado a pesquisa viralizada em seu site, redes sociais, ou suas versões arquivadas (1, 2, 3). Os responsáveis pela página foram procurados mas não responderam até a publicação deste artigo.
A AFP também fez uma busca pelo domínio do site de humor e verificou que o CNPJ atribuído à empresa não está inscrito como uma das empresas listadas pelo TSE para a realização de pesquisas de intenção de voto.
Nas publicações compartilhadas nas redes é possível ver uma marca d’água com o nome de usuário “@Jopa_Neves” sobre o gráfico da suposta pesquisa eleitoral. Neves é um cantor de música gospel.
Uma busca por suas redes sociais (1, 2, 3) em 6 de abril de 2022 não leva a nenhuma publicação com o levantamento. No entanto, a AFP identificou a partir do site Wayback Machine que uma conta no Twitter com o nome @JopaNeves havia difundido o gráfico viralizado em 19 de fevereiro de 2022. Desde então, tanto o tuíte quanto a conta foram deletados.
As pesquisas eleitorais divulgadas até março de 2022 não mostram resultados similares aos indicados nas publicações compartilhadas nas redes sociais.
Segundo levantamentos realizados por diferentes institutos, o ex-presidente Lula aparece com vantagem sobre Bolsonaro nas intenções de voto do primeiro turno das eleições presidenciais. No dia 24 de março de 2022, o Instituto Datafolha divulgou que o candidato petista tem 43% das intenções de voto para o pleito de outubro, seguido pelo atual presidente, com 26% em pesquisa estimulada. Na pesquisa espontânea, quando não são apresentadas opção de resposta, Lula aparecia com 30% e Bolsonaro, com 23%.
Em 25 de março, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) mostrou o ex-presidente Lula com 44% das intenções de voto, contra 26% de Bolsonaro.
Este conteúdo também foi analisado pela Agência Lupa.