Um vídeo de uma manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, foi compartilhado mais de 6 mil vezes nas redes sociais como se mostrasse um ato a favor do governo realizado em 1º de maio de 2022.
Leia Mais
Até abril, não há registro de pesquisa que dê a Lula 97% das intenções de voto para eleição de 2022Bolsonaro não citou possível 'suspensão' de eleições, mas 'suspeição'Faixa pedindo 'Moraes no STF' durante 'salve geral' do PCC é uma montagemJovem que defende traficantes em vídeo não é filha de Maria do RosárioÉ uma montagem foto que parece mostrar Lula e Maduro sem camisa e de mãos dadasLula não deu indulto a Cesare Battisti, mas negou pedido de extradição do governo italianoVídeo de ato pró-Bolsonaro em Copacabana vinculado ao 1º de maio de 2022 circula desde 2021'Família brasileira em apoio à Bolsonaro, a liberdade e ao trabalhador, neste domingo 1° de maio, na Avenida Paulista (SP)', diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2), no Twitter e no TikTok.
Em 1º de maio de 2022 foram realizadas manifestações favoráveis e contrárias ao governo Bolsonaro em diversas capitais do país, incluindo um ato na Avenida Paulista. Entretanto, a gravação viralizada não mostra a manifestação pró-Bolsonaro ocorrida no Dia do Trabalho.
Uma busca reversa pelas imagens levou a publicações feitas em 7 e 8 de setembro de 2021, como a do ministro das Comunicações Fábio Faria e as das deputadas federais Bia Kicis (PSL) e Carla Zambelli (PL), aliadas do mandatário.
Em 7 de setembro de 2021, o próprio Bolsonaro também publicou a gravação, em uma versão mais curta, em seu perfil no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Jair M. Bolsonaro (@jairmessiasbolsonaro)
Na ocasião, foram convocados atos contra o Supremo Tribunal Federal que criticavam o sistema eleitoral brasileiro.
Outro elemento corrobora a origem das imagens. Algumas das publicações compartilham o vídeo com a marca d'água de um perfil da rede social Kwai. Embora o aplicativo não exiba a data das postagens dos usuários, foi possível verificar que a publicação foi feita em 8 de setembro de 2021 ao clicar com o lado direito do mouse sobre o vídeo e selecionar a opção 'Inspecionar'. A data aparece em 'Elements':
O AFP Checamos já verificou outras publicações que vinculavam imagens antigas a manifestações de 1° de maio de 2022.