Um vídeo em que a cantora Teresa Cristina parece cometer diversos erros de português ao cantar o hino nacional ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi compartilhado mais de 600 vezes em redes sociais desde 10 de maio de 2022.
'Como é que admitem uma barbaridade dessas?? Gente..e eu como professora...fiquei em cólicas. Ensinei o Hino Nacional a vida toda. E um Ex Presidiário, Ex Presidente da República assiste um absurdoooo desses. É pra matar o povo de vergonha', diz a legenda do conteúdo compartilhado no Facebook (1, 2), Twitter (1, 2) e no TikTok.
No vídeo, a letra que se escuta é: 'Ouvira do Ipiranga a margem prácida/ de um povo herói o brado retobante/ e o sol da liberdade raio sugido/ brilhou do céu da pátria nesse instante/ ô senhor, dá piedade conseguimos conquistar com braços'.
Na parte inferior do conteúdo nota-se também a logo do veículo de comunicação Jovem Pan News com a manchete: 'Partido dos Trabalhadores lança chapa Lula-Alckmin'.
O áudio que circula nas redes não é, contudo, original.
Uma pesquisa na conta oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) no YouTube permitiu identificar a transmissão ao vivo do evento. Na minutagem 1:30:46, Teresa Cristina começa a se apresentar, mas com um áudio diferente e sem os erros vistos na versão compartilhada nas redes.
Em seu Instagram, Teresa Cristina também publicou uma gravação do evento de 7 de maio de 2022, com áudio compatível ao da transmissão ao vivo do PT.
View this post on Instagram
Uma pesquisa no TikTok por 'hino nacional cantado errado', por sua vez, leva a um vídeo de uma outra mulher interpretando o hino nacional da maneira compartilhada nas redes.
Clicando na opção de 'som original' do vídeo é possível ver que o áudio foi aplicado em várias sequências, entre elas a do ato em que o ex-presidente Lula lançou a sua candidatura para as eleições de outubro de 2022.
Uma busca reversa por um fragmento da gravação do TikTok utilizando a ferramenta Yandex, mostra que a cantora em questão é Zuzu, humorista e participante do canal do youtube Keké Isso na TV.
Outras agências de checagem como a Lupa e Aos Fatos também verificaram esse conteúdo.