Publicações afirmando que 93% dos entrevistados em uma pesquisa querem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preso circulam desde 2021 e voltaram a ser compartilhadas dezenas de vezes nas redes sociais desde março de 2022. No entanto, não foi encontrado qualquer registro desse dado em nenhuma consulta já divulgada. De acordo com a pesquisa mais recente sobre o assunto, divulgada em 8 de junho de 2022 pela Genial/Quaest, 48% afirmaram que Lula foi condenado corretamente e 43% apontaram que o petista foi condenado injustamente.
'ESTE BANDIDO NA CADEIA. CHEGA DESTE CRIMINOSO SOLTO', afirma um usuário no Facebook (1, 2, 3) ao compartilhar uma foto do ex-presidente Lula com a seguinte frase sobreposta: 'Lula dispara nas pesquisas. 93% querem ele preso novamente!'.
Conteúdo semelhante também circula no Twitter (1, 2, 3).
Leia Mais
Eleição não é anulada se mais de 51% dos votos forem nulosPor que é incorreto afirmar que institutos de pesquisa 'erram' resultados eleitoraisVídeo mostra protesto contra Lula durante visita em Campinas, não em condomínio onde foi morarOuro visto em vídeo não tem relação com ONGs da AmazôniaAlgumas das publicações encontradas pelo Checamos com essa alegação têm uma logomarca do canal Cafezinho com Pimenta no YouTube, que se apresenta como 'um programa direito, da direita e para endireitar o Brasil'.
Uma consulta ao seu perfil no Twitter, que estava ativo em março de 2021, permite constatar que, em junho de 2022, a conta está suspensa e com a mensagem: 'O Twitter suspende as contas que violam as Regras do Twitter'.
Também em março de 2021, o AFP Checamos consultou as contas do 'Cafezinho com Pimenta' no Instagram, Facebook e YouTube e, naquele momento, não localizou nenhuma pesquisa realizada sobre o assunto que pudesse apontar o número citado.
Em junho de 2022, apenas o canal no YouTube seguia ativo. Uma busca por conteúdo semelhantes ao alegado nas redes sociais tampouco é encontrado na página.
A pesquisa de opinião mais recente sobre o tema foi feita pela Genial/Quaest e divulgada em junho de 2022. Na página 71 do documento pode-se ver os resultados obtidos. Essa sondagem repercutiu na imprensa nacional, em uma matéria do UOL intitulada 'Genial/Quaest: 48% acham que Lula foi condenado corretamente'.
Uma pesquisa de opinião mais antiga a respeito foi realizada pela consultoria Atlas Político entre 8 e 10 de março e divulgada em 11 de março de 2021 em uma matéria da edição brasileira do jornal espanhol El País com o título 'Lula, Ciro e Mandetta bateriam Bolsonaro no segundo turno em 2022, mostra pesquisa Atlas'.
A consulta teve como foco medir as preferências dos brasileiros para as eleições de 2022, mas também perguntou se o eleitorado concordava com uma eventual prisão de Lula. Segundo a Atlas, 50,1% dos entrevistados disseram apoiar a prisão do ex-presidente.
Também em março de 2021, o STF anulou todas as decisões tomadas pela 13ª Vara Federal de Curitiba referente aos casos contra Lula por considerar que esta não tinha competência para julgar as ações penais. No mês seguinte, a Corte confirmou a anulação das condenações. O Tribunal também declarou a suspeição do ex-juiz Sergio Moro por agir com parcialidade.
O ex-mandatário é pré-candidato às eleições presidenciais de 2022. De acordo com a pesquisa DataFolha, publicada em 23 de junho de 2022, o petista aparece como favorito na disputa, com 47% das intenções de voto no primeiro turno, contra 28% de Jair Bolsonaro.
Conteúdo semelhante também foi verificado pela Agência Lupa.